sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pais, entendam os jovens!

Universo teen precisa de apoio e compreensão


Por Ivonete Soares/ Fotos: Thinkstock e Andre Moura
ivonete.soares@arcauniversal.com


Criar filhos nunca foi tarefa fácil, mas para fazer e oferecer o melhor por eles, no mínimo, os pais precisam estar antenados e conhecê-los como ninguém.
Da pré-adolescência em diante, os filhos passam por muitas transformações, é uma fase de descobertas, desafios e muitas cobranças também. É exatamente aí que os filhos precisam, ainda mais, do apoio incondicional dos pais.
Alguns, porém, face às dificuldades encontradas, acabam se frustrando no meio do caminho, mas não é motivo para se desesperar. É preciso, antes de tudo, reavaliar a forma como têm agido e repensar se estão mesmo no caminho certo.
Afinal, para tudo há uma saída, inclusive nesse processo difícil que é educar um filho para a vida e fazê-lo valioso perante a sociedade e, sobretudo, a Deus, que, aliás, o conhece desde o ventre de sua mãe.
Com boas dicas, paciência, amor e muita dedicação é possível ver seu filho bem encaminhado. Mais do que isso, parceiro e amigo.
Papo de adolescente
Para Meuri Luiza, que se dedica a orientar os jovens e esclarecer suas dúvidas no quadro “Papo de adolescente” por meio de vídeos – postados duas vezes por semana no site dos obreiros, da Universal (www.obreirosemfoco.com) –, cobranças em excesso só afastam os filhos.
“Falar abertamente com eles, entender o porquê de suas dúvidas e explicar as consequências desastrosas de suas atitudes “erradas” é um dos caminhos para ser bem-sucedido com os filhos”, comenta.
Segundo ela, não adianta impor; o correto é dar a oportunidade de os filhos sentirem na pele as consequências de seus atos, ou seja, mostrar a eles o que irá acontecer caso tomem atitudes erradas.
“Eles devem estar cientes de que sempre terão dois caminhos: em um deles terão êxito, já no outro, sofrerão consequências. O que muitas vezes acontece, porém, é que os pais tentam superproteger os filhos, impedindo-os de que sejam responsabilizados por aquilo que fazem de errado”, ressalta.
Quanto à fase que todos temem – a adolescência –, Meuri discorda de que eles (os jovens) são o problema.

“Eles não são difíceis de lidar, como muitos pensam. Na verdade, os adolescentes sofrem muitas cobranças lá fora. Se eles não forem populares no colégio, por exemplo, sofrerão desprezo. Se são muito inteligentes, são excluídos. Se andam contrários à moda, são chamados de extraterrestres. E por aí segue. Até que se encontrem em suas próprias mentes e definam a personalidade, terão muitas dúvidas e conflitos consigo mesmos.”
Porque o adulto tem a personalidade concluída, acaba entrando em conflito com eles. “Por isso, muitas vezes fica tão difícil entender a cabeça de um adolescente.”
A verdade é que, apesar de ainda estarem descobrindo a si mesmos, eles fazem questão de serem tratados como “gente grande”. Por isso, não menospreze o seu filho, tente entendê-lo, lembrando, acima de tudo, que um dia vocês (pais) também foram jovens.
Carinho, afeto, compreensão, beijos, afagos e muito diálogo engrandecem a autoestima deles. E isso é essencial para a vida toda.
Mas, para se sair bem em tempos difíceis – quando o excesso de estímulos e influências são cada vez mais latentes –, é importante manter o equilíbrio em todas as situações, boas ou ruins.
Nas orientações e conflitos diários evite gritaria, choros, lamentações e descontrole, pois ações assim só vão afastá-los de vocês.
Participar da vida deles, sem proibir demais, já é um bom caminho. Afinal, quem garante que os nossos filhos farão as escolhas certas? Não se pode precisar, apenas deem a eles o melhor. Só conselhos não funcionam, pois a decisão sobre em quem se espelhar será deles. Para isso, valerá sempre o exemplo.
Universal Teen
Pensando nessa parcela da população, na Universal existe o grupo Turminha da Fé (TF Teen), que faz parte da Educação Bíblica Infantojuvenil (EBI) e desenvolve um importante trabalho com os pré-adolescentes.
É lá que esses “quase adolescentes” recebem orientações importantes, participam de atividades que promovem o respeito, o amor ao próximo e à família, bem como o primordial: o temor a Deus em todas as situações.
O jovem Lucas dos Santos, de 14 anos, faz parte do grupo em São Paulo e gosta muito. Apesar de os pais conhecerem a Deus, ele, numa determinada época, não achava muito interessante estar em uma Igreja. Porém, ao ingressar no TF Teen, passou a entender mais sobre a importância de aliar fé aos seus dias.
“O grupo me ajudou a perceber que todos precisamos de Deus, inclusive nós, adolescentes”, diz, ao lado dos pais Silvia e Reginaldo (foto abaixo).

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Chuchu ou jiló?

Pare e analise que tipo de cristão você tem sido


Por Sabrina Marques / Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com


Todos os dias o bispo Edir Macedo transmite uma mensagem de fé pela IURD TV e pela Rede Aleluia de rádio, com o intuito de levar as pessoas a se aproximarem mais de Deus. Nesta quarta-feira (29), ele destacou que tudo o que leva uma pessoa a se desviar dos caminhos do Altíssimo deve ser deixado de lado. Todos os que fizerem isso darão a devida importância a se tornar um filho de Deus.
"Quando uma pessoa vive pela fé, o Espírito Santo a sustenta. Muitos dizem Tê-lo em suas vidas, mas suas atitudes são contrárias à fé que professam. Uns vivem na prostituição, nas pornografias expostas na internet, no roubo, etc. Quando estão dentro da igreja, se apresentam como pessoas de Deus, mas quando estão distantes, tornam-se pessoas diferentes.
Existem dois tipos de cristão, o chuchu e o jiló. O primeiro se adapta a qualquer circunstância, se mistura com facilidade. Esse tipo de pessoa tem uma fé, mas não assume. Quando está entre outros cristãos, se mostra como filho de Deus, mas quando está entre os incrédulos, age como a carne deseja. Já o segundo pode estar no meio de muitos, mas não se mistura," disse.
"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." Mateus7:15
"Quando a pessoa vive pela fé, ela é odiada. O mundo abomina os que são de Deus (leia Marcos 13:13). Mas quando a criatura de Deus não é odiada, então ela apenas vive com fé e não pela fé. Eis a razão porque a maioria dos crentes é fracassada.
Se você é sincero e quer voltar para os braços do seu Pai, compareça, neste domingo, às 7h ou 18h, na"Reunião do Primeiro Amor", na Avenida João Dias, 1.800, em Santo Amaro, ou em uma Igreja Universal. Venha em busca de um encontro com Deus, pois queremos que todos despertem a sua fé e estabeleçam uma comunhão com Ele", destacou o bispo.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Unidos por um propósito

Fiéis se reúnem em bazar para colaborar com o Templo de Salomão


Por Andre Batista / Fotos: Cedidas
andre.batista@arcauniversal.com

Aconteceu recentemente, no Rio de Janeiro, o Bazar do Templo. Com a intenção de recolher doações para a conclusão das obras do Templo de Salomão, em São Paulo, o Bazar reuniu centenas de fiéis em templos de Duque de Caxias, Botafogo e Rio das Ostras.
Desde cedo os fiéis puderam aproveitar comidas típicas, como mocotó, feijoada e bobó de camarão, música ao vivo, tendas de produtos diversos e jogos para as crianças. As pessoas que passaram por lá também tiveram a oportunidade de trabalhar o visual junto aos serviços de cabeleireiro, manicure, pedicuro, limpeza de pele e até mesmo massagem.
Obras adiantadas
Pedra sobre pedra, o Templo de Salomão vai sendo concluído. A cada semana é possível conhecer com mais exatidão como será o novo ponto de encontro da Universal. Com apenas 900 dias de trabalho, o processo já entra em fase de finalização, com mais de 60% das obras construídas.
O Templo, que está instalado em um terreno de 28 mil metros quadrados, poderá abrigar aproximadamente 10 mil pessoas. Serão mais de mil vagas no estacionamento e acabamento feito com peças douradas e pedras vindas diretamente de Israel.
Alegres por colaborarem com o projeto, os fiéis ainda tiveram acesso, no bazar de Rio das Ostras, uma tenda com caricaturas da artista Magali.
Os interessados em conhecer melhor o Templo ou colaborar para a sua construção podem acessar o sitewww.otemplodesalomao.com.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Cuidado: não cometa o mesmo pecado de Jó

Bispo Macedo alerta que muitos caem no erro da suposta perfeição e sofrem as consequências


Da Redação / Fotos: Reprodução
redacao@arcauniversal.com

“Se a vida da pessoa não se desenvolve, não cresce, não funciona, é porque tem algo de errado com ela. A história dos reis de Israel mostra isso, pois cada rei reflete a vida de uma pessoa que se diz cristã.”
Foi com essas palavras que o bispo Edir Macedo deu início à reunião deste domingo (26), às 18h, que também foi transmitida ao vivo para todo o País pela IURD TV.
Atentos e em silêncio, os fiéis tomaram conhecimento da importância de remover de dentro de si todas as imundícias espirituais, a fim de estabelecer um relacionamento harmonioso com Deus, a exemplo do rei Ezequias, citado em 2 Crônicas 29.
“Seria bom que você avaliasse ou reavaliasse a sua vida. Às vezes, você não está no pecado, mas não houve uma limpeza no seu corpo, que é santuário do Espírito Santo, pois ainda há sujeiras, espíritos imundos que o impedem de desenvolver a fé. Por isso, convocamos essa reunião, para você pesar sua vida, porque de nada adianta resolver o seu problema familiar, econômico, de saúde e não resolver o problema interior. Porque se no seu interior há algo mau, com certeza isso vai refletir no seu exterior”, alertou.
Diante do exposto acima, o que dizer daqueles que, aparentemente, vivem uma vida santa perante Deus e que não cometem erros passíveis de críticas? A resposta está no exemplo de Jó, como explicou o bispo:
“Jó era íntegro, reto, temente a Deus e se desviava do mal. (Leia Jó 1)  Quando o diabo tocou nele, o fez perder família, filhos, o que tinha. Ele também ficou doente, ao ponto de gemer e até ser abandonado pelos familiares. Ele reclamou com Deus dizendo que, se soubesse onde era o tribunal do Altíssimo, se apresentaria a Ele e seria considerado justo. Foi então que Deus mostrou a Jó que, na realidade, a sua justiça, vida reta, fuga do mal, não eram suficientes. Jó entendeu e reconheceu isso quando disse: ‘Eu ouvia falar de ti, mas agora os meus olhos te veem.’ O pecado de Jó era que ele tinha orgulho de ser correto, íntegro. Ele tinha orgulho de ser perfeito, mas, com toda a sua suposta perfeição, não conhecia ao Senhor”, explicou.
Antes de fazer a busca coletiva pelo Espírito Santo e impor as mãos sobre os batizados nas águas, conforme prometido durante toda a semana, o bispo ainda fez questão de tocar no assunto da servidão a Deus. De forma simples e objetiva, ele destacou que o que almeja servir a Deus não deve viver neste mundo para satisfazer os próprios caprichos, mas para fazer a vontade do seu Senhor.
“O grande erro das pessoas que dizem crer em Jesus é que muitas cantam, falam que Ele é o seu Senhor, mas, lá fora, querem fazer a própria vontade. Se Jesus que é Senhor não quis fazer a própria vontade, antes fez a do Pai, imagine nós. Quando nos despreocupamos com os nossos desejos e focamos em fazer a vontade d’Ele, estamos vivendo pela fé. Dessa forma, ficamos imunes aos ataques do diabo”, concluiu, chamando os batizados à frente, para abençoá-los e orar por todos.

A verdadeira qualidade de vida está na fé

Alemanha, país rico economicamente, sofre com a frieza espiritual de muitos. Mas a Universal tem colaborado para mudar essa situação


Por Cinthia Meibach / Fotos: Cedidas
redacao@arcauniversal.com

Portão de Brandemburgo, símbolo da cidade de Berlim, capital e maior cidade da Alemanha

A história mostra que a primeira Bíblia impressa foi feita na Alemanha, por Johann Gutenberg, em 1450. Outro alemão, Martinho Lutero, quebrou paradigmas ao estabelecer o protestantismo, que se espalhou por todo o mundo, a partir do ano 1517. Ironicamente, esse mesmo país, que tem laços tão próximos à fé cristã, de acordo com pesquisa do estudioso de religião Nigel Barber, atualmente conta com cerca de 40 milhões de ateus.
A riqueza econômica e a posição de líder que ocupa diante dos seus vizinhos europeus não impedem que uma pessoa se mate a cada 45 minutos no país, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sem contar que 10% da população apresentam sinais de depressão.
Templo principal de Berlim
Para avivar a fé dos desesperançados, a Igreja Universal está estabelecida na Alemanha há 17 anos, onde conta com cinco templos, nas cidades de Berlim, Estugarda, Frankfurt, Munique e Hamburgo, abertos diariamente para anunciar a Salvação. Mais três núcleos de oração complementam o trabalho dos missionários, que estão sob o comando do   pastor Ranmivaldo Justino Pinto, de 41 anos.
“A maior luta que temos, e cremos que vamos vencer, é a de ganhar o povo alemão para o Senhor Jesus. Muitos, quando evangelizados, dizem não ter problemas, pois se apoiam na boa qualidade de vida. A Alemanha é um país rico, onde raramente vemos alguém reclamando de que não tem dinheiro. Mas, por outro lado, vemos pessoas tristes, vazias e depressivas, pois o que elas têm, materialmente, não supre a falta de Deus em suas vidas”, explica o pastor.
Equipe da Universal evangelizando
Sob o calor intenso ou frio de 20 graus negativos, como costuma fazer no país, a vontade dos voluntários da Universal em acender uma pequena fagulha de fé nos corações frios faz com que o mesmo trabalho intenso que acontece no Brasil e em outros países também se repita lá.
“Os obreiros são as colunas dessa Obra, pois sem eles o trabalho não seria possível. Eles nos ajudam a orientar as pessoas, acompanhá-las, auxiliam nos trabalhos de evangelização, visitas aos afastados, no Força Jovem, no projeto Raabe, entre outros”, destaca o pastor.
Pastores, obreiros e voluntários 
Desafios: combustível da Universal
A língua é um dos desafios enfrentados para a expansão do Evangelho na região, porém, nenhuma barreira permanece diante dos missionários, que se dedicam em aprender o alemão, mesmo sendo tão complexo.  “Temos aqui pastores que tiveram grande dificuldade em aprender a língua, mas hoje já a dominam e fazem a tradução das reuniões. Os alemães são bem rigorosos com a gramática, entretanto, percebemos que quando as pessoas veem o nosso esforço em aprender o idioma, valorizam muito essa atitude.”
Pastor Ranmivaldo e sua esposa, Kenia Luciana, clamando pelos membros 
O pastor Ranmivaldo acrescenta que o intenso sacrifício diário em favor de uma nação que tem um oceano de distância de sua terra natal se torna em prazer quando uma alma tão desacreditada se rende ao Senhor Jesus. “Não importa o lugar, muito menos as condições, as dificuldades, os desafios. A nossa vida é 100% para servir aos aflitos, aos desesperados, pois não visamos o nosso bem-estar, o nosso sucesso, mas sim o bem-estar e o sucesso daqueles que chegam até nós. Mas posso afirmar também que não há nada neste mundo mais gratificante do que servir a Deus, ser usado por Ele para levar a Salvação aos perdidos.”

Frutos do sacrifício
O que seria da vida da moradora de Munique Maria Otília Gaspar Gomes e de toda a sua família se não tivessem encontrado as portas da Universal abertas? Ela mesma responde: “Quando chegamos, já tínhamos buscado ajuda em vários lugares, inclusive em bruxos. Mas a vida não mudava, continuávamos sofrendo e piorando cada dia mais.”
O marido de Maria era doente e dependente do álcool; vício que o deixava descontrolado, a ponto de agredir a esposa verbalmente e até fisicamente. “A bebida trouxe outros problemas, como, por exemplo, vários acidentes de carro e muitas dívidas. E como se já não bastassem esses problemas, minha filha mais nova, que ainda era criança, via vultos, ouvia barulhos estranhos durante a noite, tinha muito medo e não conseguia dormir.”

Deixando de lado o preconceito e a dúvida, Maria (foto acima, no centro) passou a participar dos encontros da Universal e a praticar os ensinamentos bíblicos. O resultado da ação não poderia ser diferente do que a libertação total e completa dela e da família.
“Em 6 meses eu já estava liberta do vício do cigarro e o meu marido foi curado do ácido úrico e liberto do álcool. Minha filha mais nova também se libertou dos tormentos que a impediam de dormir bem e ter paz. Pagamos as dívidas e temos prosperado a cada dia mais. Porém, a mais recente vitória na minha família foi a mudança do meu filho mais velho e de sua esposa. Ele sentia a presença de espíritos malignos perto dele. Tinha problemas no casamento,  que sozinho não conseguia superá-los. Mas agora tem um casamento restaurado. Hoje, toda a minha família está na Universal e somos felizes”, comemora.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Os mesmos objetivos

Trabalho da Universal salva vidas no interior do Rio de Janeiro




O trabalho da Universal está presente em muitos lugares. E quando a ordem é salvar e transformar vidas, com base na Palavra de Deus, é destaque no Brasil e no mundo. Há lições em vários países e também em nossa nação. Para citar um exemplo, vamos falar da cidade de Pinheiral, no Sul do estado do Rio de Janeiro.
No pequeno município onde a agropecuária é a base da economia, a Universal também marca presença. O braço juvenil da Igreja é bastante atuante e o Força Jovem Universal (FJU) vem desenvolvendo diversos trabalhossociais na cidade.
Mobilização
Consciente de que a evangelização e a transformação de vidas começam de forma pequena e, aos poucos, vão atingindo um número cada vez maior de pessoas, o FJU realizou, recentemente, o evento “Frequência Jovem”.
De acordo com o responsável pelo grupo jovem na cidade, Gledson Vidal, o objetivo era orientar a juventude sobre a importância de não se envolver com as drogas, mesmo diante da pressão invisível da sociedade para que rapazes e moças utilizem entorpecentes e bebidas alcóolicas.
“Os jovens devem usar suas forças e seus valores de forma inteligente, para não cair diante dessa pressão, que acaba levando muitos para a marginalidade”, afirma.
As ações do FJU buscam envolver o jovem e fazê-lo mostrar o seu ladro criativo, com atividades que abrangem teatro, dança e música. E como não poderia deixar de ser, o evento também revelou novos talentos.
O Força Jovem aproveitou o encontro, que contou com a presença da vice-prefeita da cidade, Patrícia Rivello (de branco, na foto abaixo), para apresentar os novos representantes do grupo no município. Ela elogiou a iniciativa da Universal em relação aos jovens e tem apoiado o projeto do FJU.

Resultados
Mesmo em uma escala menor, se comparada às grandes cidades nas quais também está presente, o trabalho da Universal e do FJU já mostra resultados em Pinheiral. Um dos exemplos é a transformação de vida da técnica de enfermagem Kely Vidal, de 31 anos (foto ao lado).
Ela conta que chegou à Universal completamente perdida. A jovem buscava a felicidade fumando e bebendo nos bailes da cidade. Com o vazio que havia em sua vida, não tardou para que tentasse o suicídio. Ela vivia sem perspectivas. Para piorar, os pais dela se separaram e Kely foi obrigada a largar os estudos para trabalhar.
Nessa época, começou a beber mais ainda. O álcool lhe dava a falsa impressão de que poderia esquecer os problemas. A jovem não tinha forças para encarar o dia seguinte. Sentia medo. A vida sentimental da moça era um fracasso. Kely tinha diversos problemas de saúde e ódio mortal pela família. Ela achava que todo o sofrimento por que passava era culpa dos pais.
Mudança
Sem perspectivas, sem planos, sem orientação. Esse era o resumo da vida de Kely, até que ela recebeu um convite para ir a um evento da Universal. Quando chegou ao local, ela viu que jovens eram felizes. “As obreiras irradiavam luz e paz no olhar. Algo que há anos eu procurava.”
A jovem achava o uniforme ridículo, mas estava decidida a descobrir o motivo daquele brilho e daquela paz. Estava disposta a fazer o que fosse necessário para tornar-se assim.
Começou a participar das reuniões do FJU e, aos poucos, foi descobrindo a importância de buscar o Espírito Santo. No fundo, ela tinha a certeza de que ele daria a ela o que tanto buscava.
Não demorou e Kely foi batizada nas águas e com o Espírito Santo. No encontro com Deus, aprendeu a agir com fé, para enfrentar e livrar-se das adversidades ainda existentes.
A jovem foi curada dos problemas de saúde que tinha. A libertação espiritual da família veio em seguida. E, após isso, a bênção sentimental. “Costumo dizer que Deus me deu um marido que me ama, apoia, incentiva e, sobretudo, tem os mesmos objetivos espirituais.”
Depois de casar, a jovem terminou os estudos. Hoje, ela tem uma profissão e dá seu testemunho sobre o poder de Deus. Ela segue investindo nos estudos e tem uma filha abençoada. Kely é eternamente grata ao Senhor Jesus por sua grande misericórdia, e à Universal pelo trabalho que a levou à verdadeira vida.
Se você deseja estar protegido pelas mãos de Deus, participe das várias reuniões que acontecem na Universal. No Cenáculo Principal do Espírito Santo no Rio de Janeiro, na antiga Avenida Suburbana, 4.242, no bairro Del Castilho; em São Paulo, na Avenida João Dias, 1.800, em Santo Amaro, no Cenáculo Principal do Espírito Santo do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499; ou em uma Igreja Universal do Reino de Deus mais próxima de sua casa.

É preciso resgatar os laços perdidos

E esse foi o objetivo da "Caminhada da Família", na Europa


Da Redação / Fotos: Cedidas
redacao@arcauniversal.com

No percurso da vida passamos por momentos de alegria e de tristeza, de muitas realizações, e também dealguns fracassos. Todos esses momentos são muito importantes para construir uma relação de confiança e união entre a família.
Se nem sempre damos à família o amor que ela merece, a "Caminhada da Família", encontro realizado pela Igreja Universal em diversas partes do mundo, quer mudar essa consciência dentro de nós.
Em 15 de maio celebra-se o Dia Internacional da Família, data instituída em 1993, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. É uma data para chamar atenção para algum tema que se refira diretamente ao dia a dia do convívio familiar.
Espanha, Portugal e Inglatera
Aproveitando o momento, a "Caminhada da Família" abraçou a Europa, com o objetivo de resgatar laços perdidos, o diálogo dentro de casa e a convivência com quem mais se ama. Na Espanha, por exemplo, o encontro “Caminata de la Familia” aconteceu no parque do Retiro de Madrid e em diversas outras cidades do país.
Em Lisboa, capital de Portugal, a caminhada ocorreu no parque Quinta das Conchas. Pais, mães, filhos, avós, se reuniram logo pela manhã para aproveitar a oportunidade de promover a união familiar, por meio do diálogo e de momentos de lazer em conjunto.
No centro de Londres, capital da Inglaterra, a primeira “Family Walk” aconteceu no Hyde Park e foi um grande sucesso. Dezenas de pessoas participaram do encontro e ao final contaram como foi a experiência da família durante a caminhada.  Os Oliveiras, por exemplo, tinham convicção de que se conheciam na perfeição, mas, na realidade havia muito mais a saber uns dos outros.

“Foi reforçado o que já sabia, de como a minha vida é tão importante para eles, e o meu valor é incalculável como mãe e esposa. Nos foi dado um questionário como base, com determinadas perguntas de pai para filhos e vice e versa. Nós fomos além do questionário, simplesmente porque houve um tempo dedicado especificamente para a minha família”, ressalta Rita Oliveira.
Itália e Holanda

O encontro ainda alcançou mais dois países, Itália e Holanda. Os italianos percorreram as ruas de Florença, maior cidade da região da Toscana. Muitas pessoas sentiram-se imensamente agradecidas da oportunidade de participar de um evento como esse.

“A caminhada da família foi muito importante para a minha vida e do meu esposo, pois serviu para fortalecer mais o nosso relacionamento. Dialogamos muito a respeito do nosso futuro e dos nossos ideais. Hoje, somos felizes pelo poder da fé”, conta Maria Elena, que conheceu seu esposo há 7 anos, depois que começou a participar da corrente de orações da Universal.

Os holandeses, por sua vez, em plena primavera, enfrentaram 9 graus de temperatura e chuva na “Caminhada da Família”. O evento reuniu mais de 200 pessoas nas cidades de Den Haag (onde fica a sede da Universal), Rotterdam, Amsterdam e Eindhoven. O encontro foi especialmente valioso para Diarelly Granviel, que, depois de já ter perdido um filho, é uma mãe feliz e realizada, pois sua filha Dayenne foi salva pelo Senhor Jesus.

“Perdi um filho de 17 anos devido a uma leucemia e dois acidentes vasculares cerebrais (AVC), o que me transformou em uma mãe extremamente protetora. Mas, na adolescência, minha filha começou a sofrer de depressão (tendência suicida) e a ter pensamentos de que ela é quem deveria ter morrido no lugar do irmão. Comecei a participar das correntes de oração. Depois de 3 meses, ela disse que queria ir comigo, pois notava uma diferença em mim e queria mudar também. Hoje ela é cheia de vida e reencontrou o prazer de viver”.

sábado, 25 de maio de 2013

"Duelo dos deuses" em Sorocaba

Cerca de 8 mil pessoas enfrentaram o frio e saíram aquecidas na certeza da mudança de vida




De dentro da multidão, surgiu um grito. Dois. De repente vários. Pessoas de diversas partes de Sorocaba, no interior de São Paulo, se reuniram no centro da cidade, no último dia 24. Cerca de 8 mil pessoas foi o número estimado. Todos aguardando por um grande duelo.

O especialista em paranormalidade, bispo Guaracy Santos, pela fé no Senhor Jesus, combateu legiões malignas que não suportaram o poder da oração. Aos poucos, muitas pessoas iam sendo libertas em meio a uma grande guerra espiritual.

Outras, curadas de enfermidades, hemorragias, cegueira e até paralisia também puderam ver em suas vidas a manifestação do poder de Deus.

E numa noite em que o frio intenso predominou, a certeza de que a vida seria outra após aquele duelo, aqueceu aquele povo, que foi honrado por sua fé.

EBI fazendo a diferença

Escola Bíblica Infantojuvenil leva a Palavra a povoado mexicano


Por Andre Batista / Fotos: Cedidas
andre.batista@arcauniversal.com


O caminho é tortuoso e complicado. São horas dirigindo entre montanhas e estradas de terra que, muitas vezes esburacadas, fazem da viagem um teste de perseverança. Com passagens perigosas, a estrada prenuncia o que os quase 30 voluntários encontrarão ao chegar a seu destino: um povoado carente e distante. Toxtla está localizado no município de Chiconcuautla, estado de Puebla, a mais de 200 quilômetros da capital mexicana. A viagem é longa, mas, nessa ocasião seu peso é suave. Tudo é recompensado pelo sorriso das crianças.

Mais uma vez a Educação Bíblica Infantojuvenil (EBI) mexicana assumiu o compromisso de fazer a diferença na vida de crianças necessitadas, levando apoio material e espiritual.
“Somos pobres, não temos nada. Não há nada o que comer. Temos pouquinho”, explica Florinda, uma das mães da região. “Eu me sinto grata por todas as crianças. Obrigada por todos os presentes. Nunca nos presentearam assim.”
Conhecendo as dificuldades financeiras do povoado, os voluntários presentearam cerca de 500 crianças com kits de material escolar, doces e brinquedos. Ademais, fizeram orações, brincadeiras e apresentaram um musical que animou todos os presentes.
O principal objetivo da EBI é apresentar a Palavra de Deus às crianças e ensiná-las a respeitar o Senhor. Assim, os pequenos serão homens de fé e levarão o mundo a um estado melhor, sempre guiados por Deus.
“Para mim, ver uma criança sorrir é ver a presença de Deus em cada uma delas”, garante a coordenadora Taís Cañas. “Tudo o que queremos é levar a palavra de Deus e a alegria ao coração de cada um deles.”

Jovens de destaque

Grupo Força Jovem Universal recebe homenagem na Bahia


Da Redação / Fotos: Cedidas
redacao@arcauniversal.com


No começo tudo parece ser lindo, um caminho cheio de flores, muito verde e os raios de luz iluminam os passos. Um mundo encantado, onde todos são felizes para sempre. Quando os olhos se fecham, a imaginação vai longe. Aqueles momentos parecem ser agradáveis e inesquecíveis.  Até que os olhos voltam a abrir, e logo enxergam a dura realidade. Os efeitos que as drogas causam proporcionam momentos ilusórios de alegria e de felicidade, que têm uma curta duração.
Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pelo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), o Brasil tem 2,6 milhões de usuários de crack e cocaína, sendo metade deles dependentes (1,3 milhão).

Para tentar reduzir o número de usuários e proporcionar às pessoas uma qualidade de vida diferente, o grupo Força Jovem Universal vem realizando diversos eventos que conscientizam os adolescentes dos males que as drogas causam, uma luta constante e árdua, mas com bons resultados. Vidas restauradas. Jovens que não sentem mais desejo de consumir crack, cocaína ou qualquer outro tipo de droga, que, outrora, era o motivo de destruição de suas vidas e de suas famílias.
Em reconhecimento a esse trabalho, recentemente o Força Jovem Universal da cidade de Feira de Santana (BA) foi homenageado em uma sessão solene na Câmara Municipal da cidade.

Durante a sessão, o pastor Nildo Conceição (foto acima), da Universal, que um dia esteve evolvido com as drogas e hoje está como responsável pelo trabalho evangelístico com a juventude em Feira de Santana, foi o responsável por apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo à sociedade e deu andamento à palestra, tendo o Força Jovem como tema do seu discurso na Casa da Cidadania.
Segundo o pastor, o grupo iniciou-se no Rio de Janeiro e atraiu a atenção de jovens em todo o mundo. "O Força Jovem é um projeto de Deus para a humanidade, por isso ele não para de crescer, e é nisso que consiste a minha maior felicidade, saber que essa galeria está cheia de jovens que um dia poderiam ter suas vidas destruídas, mas que hoje estão aqui, libertos pelo poder sobrenatural da fé em Deus", disse.
Ao final da sessão, todos foram surpreendidos com a apresentação musical de Márcio Moreno, que de uma forma sutil contagiou o público, que logo formou um grande coral que rendeu homenagens aos idealizadores do projeto que cresce no Brasil e no mundo.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Projeto Calebe promove mega ação social em Pernambuco

Organização do evento ganhou notoriedade entre as autoridades públicas


Da Redação (*) / Foto: Universal Pernambuco
redacao@arcauniversal.com

A antiga sede da Universal, no bairro de Santo Amaro, no Centro de Recife (PE), transformou-se, recentemente, em um verdadeiro centro de recursos sociais, onde 220 voluntários atenderam mais de 1,5 mil pessoas em diversos serviços, como emissão de carteiras de identidade e  tratamentos de beleza.
A ação impressionou por sua grandiosidade e organização. "O evento está muito bem organizado. Essa é a maior ação social que já presenciei até hoje e estou muito feliz, pois quem ganha é a população", relatou o secretário de Estado da Defesa Social (SDS), Wilson Damázio, que estava acompanhado do gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da SDS, João Evangelista, e do chefe do Estado Maior Geral, coronel Eden Vespaziano, respondendo pelo Comando Geral.
A mega ação social foi promovida pelo Grupo Calebe de Pernambuco, coordenado pelo pastor José da Guia, e mais 24 parceiros públicos e privados.
O responsável pela Universal em Pernambuco, pastor Gilson Silva, foi determinante para o sucesso do evento, desde a liberação do espaço à disponibilização dos departamentos da instituição, como conservação, limpeza, engenharia, eletricista e administração.
O evento também distribuiu preservativos e folhetos educativos de variados serviços.
(*) Colaborou Amil Romualdo

Mais uma aldeia africana recebe as boas novas da Salvação

Voluntários da Universal oram e deixam mensagem de fé ao povo mucubai, em Angola


Por Cinthia Meibach / Fotos: Cedidas
redacao@arcauniversal.com


Em mais um ato de fé em levar a Palavra de Deus aos confins da Terra, o bispo João Leite, acompanhado de voluntários da Universal de Angola, foi em direção ao deserto de Namibe, sudoeste da África, região que faz fronteira com o país vizinho Namíbia, para falar do Senhor Jesus a membros de uma tribo que vive afastada da civilização, mas não escondida dos olhos de Deus: os mucubais.
Ao chegar ao local, a pobreza encontrada era semelhante a que o bispo presenciou durante recente visita a aldeia de Suazilândia. Muitos mucubais andam descalços, outros improvisam chinelos para evitar o contato direto com a terra seca. Casas pequenas de palhas, conhecidas como cubatas, abrigam o homem líder da família e suas várias mulheres e filhos, uma vez que a poligamia é o sistema adotado pela tribo. 

“Eles vivem de forma precária, sem as condições básicas da necessidade humana. O pouco que possuem, é dividido. As famílias que vivem nas cubatas receberam a visita dos voluntários que fazem parte do trabalho chamado ‘Ministério das Aldeias’”, explica o bispo João Leite. 
De acordo com o Departamento Nacional de Nutrição do Ministério da Saúde de Angola, com apoio das Nações Unidas, a miséria é resultado da estiagem que assola dez províncias angolanas. Outros fatores que agravam a situação são a má distribuição de terras e a intensa exploração de pedras preciosas. 

Apesar da pobreza predominante no lugar, as mulheres da tribo não dispensam pequenos detalhes para ficar bonitas. Pulseiras, colares e panos coloridos fazem parte do figurino de todas. Elas enfeitam a cabeça com o tecido e, uma vez amarrados na cintura, o material se transforma em saias. Na parte de cima do corpo, as solteiras usam uma corda atravessada no peito para indicar seu estado civil. Já as casadas usam os cordões em cima dos seios, no sentido horizontal, para que todos saibam que são compromissadas. Outra curiosidade são os dentes cerrados na parte superior da boca, feitos desse jeito para identificar os mucubais perante os demais. 
Mesmo com tradições culturais tão diferentes da maioria, as portas feitas de lona foram abertas para os voluntários da Universal, que os convidaram para participar de uma reunião especial realizada no local. “Viemos para orar por essa comunidade, pois nós cremos que o Deus que estamos a apresentar pode mudar a vida deles”, destacou o bispo. 

Após a oração, uma das participantes, que não teve o nome revelado, fez questão de testemunhar a cura de uma dor no peito que sentia (foto acima). 
O povo macubai é conhecido por ser corajoso e resistente, a ponto de seus homens enfrentarem predadores como leões e leopardos, sempre que ameaçados. 
O desejo dos missionários, que andaram quilômetros para levar as boas novas da Salvação, é que essa mesma coragem seja colocada em prática para defender a fé que foi apresentada a eles durante a visita. “A oração mais importante da reunião foi a da Salvação, quando todos tiveram a oportunidade de entregar suas vidas e almas para o Senhor Jesus”, destacou o bispo João Leite. 

Antes de partir, fiéis da Universal foram surpreendidos pelos membros da tribo que, em forma de agradecimento pela visita, começaram a dançar alegremente (foto acima), convidando-os a unir-se a eles numa grande festa pela mensagem recebida.
Confira o vídeo dessa visita:

quinta-feira, 23 de maio de 2013

"Casamento Blindado" é sucesso na Argentina


Cerca de 3 mil pessoas participaram do lançamento do best seller na capital 

Buenos Aires


Da Redação / Fotos: Leandro Barone
redacao@arcauniversal.com
O sucesso do livro "Casamento Blindado - O seu casamento à prova de divórcio", chegou a Buenos Aires, capital da Argentina. O lançamento do best seller escrito pelo casal Renato e Cristiane Cardoso, apresentadores do programa "The Love School", aconteceu no último dia 17 de maio, na livraria El Ateneo Grand Spendid.
O evento estava marcado para começar às 19h, porém, horas antes, a fila de pessoas já dava a volta na rua do entorno da livraria por uma extensão de 5 quadras, chamando atenção de quem passava por ali. Cerca de 3 mil pessoas, entre homens e mulheres de todas as idades, compareceram em busca da resposta para a pergunta “o que é um casamento blindado?”.

O livro nasceu dos cursos de mesmo nome ministrados pelo casal. “Casamento Blindado” é um manual para quem quer transformar o seu relacionamento. Afinal, manter o casamento numa perfeita harmonia em tempos de valores cada vez mais invertidos não é nada fácil.
Segundo Renato Cardoso, muitas pessoas se questionam sobre os problemas que envolvem a vida sentimental e não querem chegar ao divórcio. Por isso, é muito gratificante observar que quem está adquirindo o livro está buscando conhecimento, para nunca desistir de lutar pelo seu relacionamento.

Todos os presentes puderam receber uma dedicatória em seu exemplar e até mesmo tirar uma foto com os autores da publicação, que já é um sucesso editorial no Brasil, Portugal e Espanha. Além disso, O casal Renato e Cristiane Cardoso ainda concederam entrevistas aos canais de televisão locais.

Ide por todo o mundo


Comunidade na Amazônia peruana aprende sobre a importância da Salvação


Da Redação (*) / Fotos: Cedidas
redacao@arcauniversal.com

A Amazônia peruana compreende uma área de quase 800 mil quilômetros quadrados. É uma das zonas com maior diversidade biológica do planeta e, ao mesmo tempo, a com a menor população humana. É dividida em selva baixa e alta. Na selva baixa encontra-se a região de Iquitos, no estado de Loreto, onde vivem os boras.

A comunidade conserva uma harmoniosa comunhão com a natureza, o que não vemos acontecer nas grandes cidades. Para chegar até esse povoado é necessário pegar uma embarcação no porto fluvial de Nanay e viajar por cerca de 30 minutos. Foi o que fez, recentemente, um grupo da Igreja Universal.
Menos de uma semana antes, o pastor Milton Reyes havia prometido, durante uma visita ao chefe dos boras, o “curaca” Liborio, que retornaria à comunidade levando Bíblias, caixas de promessas e exemplares do jornal Folha Universal.
Ele e mais 14 voluntários cumpriram o prometido. “As pessoas da comunidade nos receberam com muita alegria. Todos escutaram atentamente a Escritura Sagrada e participaram da oração que fizemos por todos aqueles que estavam doentes”, relatou o pastor.
A visita dos evangelizadores também serviu para que cada um dos nativos ouvisse sobre a importância que tem a Salvação para suas vidas. Todos aceitaram se entregá-las para Deus.
Quem são os boras?
Uma comunidade nativa da selva que se estabeleceu ali após ser, obrigatoriamente, transferida pelos seringueiros, no século 19. Eles vivem em casas comunitárias ou “malocas” octogonais, com uma entrada principal e duas laterais. Foi precisamente em uma dessas vivendas que os evangelizadores da Universal se reuniram com os boras.

Eles sobrevivem da horticultura, caça e pesca. O alimento básico do povoado é o “casabe”, um tipo de pão produzido a partir da mandioca amarga. Também se dedicam ao artesanato e apresentam suas danças, pinturas e cozinha como um atrativo turístico. De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INEI), de 2007, no Peru habitam mais de 700 boras.

(*) Colaborou Cláudia Macedo

quarta-feira, 22 de maio de 2013

"Caravana do Resgate" nos Estados Unidos proporciona avivamento e perdão


Nova York e Los Angeles se tornaram pontos de encontro para os afastados regressarem aos braços do Pai


Da Redação / Fotos: Cedidas
redacao@arcauniversal.com

Além do Brasil, países como ArgentinaVenezuelaUruguaiParaguaiInglaterra e Portugal, entre outros, já receberam a “Caravana do Resgate”, reunião direcionada às pessoas que um dia se afastaram da presença de Deus. Na última sexta-feira (17) e no domingo (19), foi a vez dos Estados Unidos receberem a visita do bispo Sérgio Correia, responsável pelos obreiros da Universal em todo o mundo.
Os encontros aconteceram nos Cenáculos de Nova York (foto acima) e Los Angeles. Neste último, mais de 2,3 mil pessoas estiveram presentes. “Aqui, 170 se batizaram na hora (foto abaixo) e muitos afastados vieram à frente do altar para se entregar de verdade ao Senhor Jesus. Foi tudo muito forte, graças a Deus”, comentou o bispo Sérgio Correia.
Por onde a caravana passa, resgata das garras do mal milhões de pessoas que estavam desacreditadas, enfraquecidas pelo pecado e até mesmo achando que não tinham mais o direito de receber o perdão divino. Ex-pastores, ex-obreiros, ex-membros, não importa o título, todos recebem uma nova chance para recomeçar, tendo como base principal o temor a Deus e a busca pelo Espírito Santo, o único capaz de ungi-los para que se tornem ganhadores de almas em potencial.
A participante que se identificou apenas como Ana (foto ao lado) contou que se deixou levar pelos problemas familiares e acabou saindo da igreja. Mas, ao ser convidada para participar da reunião em Nova York, pôde perceber quanto tempo perdeu longe de Deus.
"Eu tive problemas com a minha mãe e não conseguia encontrar trabalho. Pouco a pouco estava me envolvendo com outros amigos e deixei de buscar ao Senhor. Porém, recebi um convite para vir à vigília e, cansada da tristeza que estava em meu coração, aceitei. Agora, graças a Deus, através da oração e da palavra que ouvi do bispo Sérgio Correia, sinto uma grande felicidade em voltar para aos braços do Senhor. Agora, eu vejo que Deus é a minha única felicidade”, comemorou.
“Nessa hora, enquanto fazemos a reunião, há milhões de pessoas conscientes no inferno de que não há mais Salvação para elas. Por isso, antes que seja tarde, eu lhe pergunto: se esta for a sua última noite, para onde vai a sua alma?”. Em seguida, o bispo chamou à frente do altar os afastados que estavam com saudade do abraço apertado do Pai.
Os encontros proporcionaram a quem não olhou para nada nem para ninguém, mas num ímpeto de coragem decidiu voltar, avivamento e perdão. Na página da Universal dos Estados Unidos no Facebook, participantes fizeram questão de registrar a alegria do encontro, com agradecimentos e desabafos.
“Graças a Deus e também aos bispos que trouxeram essa caravana para Los Angeles (foto acima). Foi uma bênção para todas as áreas de nossas vidas”, escreveu Carolina Vizcarra.
Já Mary Sparrapan considerou a reunião como um “alerta para todos e uma oportunidade de vida. Uma experiência incrível”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG