sábado, 17 de agosto de 2013

Você pode fazer a diferença

Mulheres em Ação celebra 5 anos de dedicação na África do Sul


Da Redação / Fotos: Cedidas
redacao@arcauniversal.com
O Dia Nacional da Mulher na África do Sul foi celebrado com uma reunião especial do grupo Mulheres em Ação(Women in Action – WiA), fundado por Marcia Pires. No encontro, discutiu-se sobre o forte impacto do grupo nos últimos 5 anos, principalmente nas áreas de combate e prevenção do câncer e do abuso sexual.
A data é lembrada sempre em 9 de agosto, quando, há 57 anos, mais de 20 mil mulheres sul-africanas marcharam pelas ruas de Pretória, capital do país, em um grande movimento contra a "lei do passe" e outras reivindicações e direitos.
Nem o excepcional chuvoso mês de agosto impediu as 7 mil pessoas, vindas de Gauteng, província onde se encontra a cidade de Johannesburg, de comparecerem ao Cenáculo do Espírito Santo, em Soweto. A reunião foi acompanhada também por videoconferência por outras cidades como Durban, Rustemburgo, East London e Porto Elizabeth.
O bispo Marcelo Pires, responsável pelo trabalho da Universal na África do Sul, abriu a reunião com uma oração para encorajar as mulheres a se valorizarem, pois são criação de Deus e merecem ser tratadas com respeito. Ele advertiu que elas não aceitem nenhum tipo de abuso, nem se deixem ser usadas por outras pessoas e depois descartadas.
Muitos homens prestigiaram o encontro. Eles estavam presentes honrando suas mães e irmãs e o papel importante delas na vida deles. O bispo Marcelo também falou com eles. “Os homens desempenham um papel importante no tratamento das mulheres. O segredo da vitória é o respeito.”
Dedicação
Há 5 anos, a decisão de fazer algo para ajudar atransformar as vidas de outras pessoas logo se tornou o propósito da vida de Marcia Pires. Ela fala sobre como a dedicação pessoal pode fazer a diferença:
“Hoje nós queremos deixá-lo com a ideia de que você pode fazer a diferença. As grandes nações são nascidas e criadas em casa. Homens e mulheres têm a responsabilidade deedificar cidadãos que podem contribuir com a sociedade.” Ela ainda reconheceu os muitos desafios a serem enfrentados, mas disse que, com perseverança, é possível fazer a diferença.
Trabalhos com crianças
A reunião ainda contou com a presença de mulheres que cuidam e se empenham nas causas do combate e prevenção do câncer e do abuso sexual infantil.
A assistente social Faith Nkomo, de uma organização dedicada a garantir que crianças abusadas estejam protegidas e sejam reabilitadas, lembrou que, infelizmente, muitas vezes os adultos não acreditam quando as crianças relatam que estão sofrendo violência sexual. Faith pediu a todos que levem o assunto a sério e relatem os casos imediatamente. "A ignorância não é uma desculpa. Temos que parar o abuso infantil”, ressaltou ela
A assistente social da Fundação de Câncer Infantil, Thabo Dube, destacou a importância da detecção da doença ainda no começo, lembrando que, com o início precoce do tratamento, 90% dos casos podem ser curados. Ela também frisou que as crianças hospitalizadas entendem principalmente a linguagem do amor e das brincadeiras. "Desde que o grupo Mulheres em Ação foi visitar as enfermarias, temos visto uma grande melhoria nos pacientes. Eles ficam ansiosos para as visitas e atividades semanais.”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG