segunda-feira, 26 de agosto de 2013

"Nada a Perder 2" chega às livrarias

Os desafios do bispo Macedo diante do impossível


Por Vanessa Lampert
redacao@arcauniversal.com

Arca Universal teve acesso ao conteúdo de “Nada a Perder 2” (editora Planeta) e adianta aos leitores que o segundo volume, com lançamento nacional previsto para o dia 28 de agosto, é ainda mais impactante do que o primeiro. Quem afirmou ter “devorado” o livro em poucos dias ou em poucas horas, pode se preparar para outra experiência semelhante.
A narrativa de “Nada a Perder 2” é, ao mesmo tempo, introspectiva e agitada, colaborando com a impressão que o leitor acaba tendo da personalidade do autor: um homem que tem dentro de si um lago calmo e sereno e, também, uma tempestade de raios, que não o permite ficar parado.
Narrado em primeira pessoa, o livro, escrito mais uma vez em conjunto com o jornalista Douglas Tavolaro, é a segunda parte da trilogia de memórias do bispo Edir Macedo. O primeiro volume se tornou um fenômeno de vendas em 2012, se mantendo por meses no topo da lista dos mais vendidos, com lançamentos como o mercado literário não está acostumado a ver. Filas que davam voltas no quarteirão (como na foto abaixo, no lançamento em Paris – França), estoques que se esgotavam em poucas horas, milhares de livros vendidos em apenas 1 dia.
“Nada a Perder 2” promete repetir o sucesso, levantando ainda mais polêmica.  Com o subtítulo “Meus desafios diante do impossível”, o livro descreve a compra da primeira rádio, as noites em claro atendendo aos sofridos, a compra da Record, a administração de uma Igreja presente na maioria dos países do mundo, a perseguição midiática, a existência de demônios, a construção da réplica do Templo de Salomão... tudo na vida do bispo Macedo parece girar em torno do impossível. Quem enfrenta dificuldades, grandes ou pequenas, certamente vai se identificar e encontrar respostas às perguntas que todos nós fazemos nesses momentos de maior angústia.

“Desde que assumimos a Record, a Globo passou a direcionar ataques frontais contra mim e a Igreja Universal, mas o armamento se tornou de grosso calibre a partir de 1995. Foi exatamente o ano em que a Rede Record se tornou a terceira principal emissora de televisão do Brasil e já ensaiava saltos de crescimento ainda mais promissores. Os golpes passaram a ser abaixo da cintura e de maneira explícita. (...) A versão de quem foi alvo de todo o bombardeio, 18 anos depois, deve ser registrada para a história recente do Brasil. Os abusos de um grupo de comunicação, à época dominador absoluto da informação, necessita atravessar gerações. A lição precisa ficar”, diz o bispo, antes de descrever detalhadamente a sequência dos fatos de maior vulto que deram início a grandes perseguições, nos fazendo ligar os pontos e entender a história da briga entre a velha mídia e a Universal. Quase 20 anos de ataques incessantes por parte de quem tenta barrar o crescimento da Universal a qualquer custo.
É possível identificar o trabalho de pesquisa jornalística que embasa “Nada a Perder 2” e lhe dá o tom de registro histórico, mas o tom geral da obra é de uma conversa intimista com o leitor. O bispo senta ao nosso lado, nos conta como foram os momentos mais complicados daquela fase de sua vida e acompanhamos cada uma daquelas situações. Entendemos que se ele venceu, também podemos vencer. A mesma força que ele tem, nós também podemos ter. Mesmo diante do impossível. Sobre essa força, ele diz:
“A fé é como um relâmpago. Quando despertada, produz ação rápida. E golpeia o mal com uma força incomensurável. É impossível conter um raio. É impossível conter quem vive pela fé.”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG