segunda-feira, 1 de julho de 2013

Bispo Edir Macedo fala sobre o livro "Nada a Perder"

Leitores perguntam, e ele responde


Da Redação (*) / Foto: Cedida
redacao@arcauniversal.com

O livro "Nada a Perder" é o primeiro da trilogia de memórias do bispo Edir Macedo, fundador da Universal. Dificuldades enfrentadas e momentos de perseguição e de superação são alguns dos temas principais da biografia, que durante décadas foram guardados e, em 2012, revelados à sociedade.

O bispo Macedo traz sua versão para fatos polêmicos, como a prisão dele em 1992, descrevendo detalhes e lições que passou durante os 11 dias em que ficou atrás das grades. Em sua biografia, ele fala de detalhes íntimos de sua infância, como a humilhação que sofreu pelo defeito físico em uma das mãos.
Em uma entrevista exclusiva à Revista IURD News, de Portugal, na edição de comemoração dos 36 anos de existência da Universal, o bispo Macedo respondeu algumas perguntas colocadas pelos leitores sobre "Nada a Perder". Acompanhe:

Pergunta: Achei curioso a sua esposa ter citado no livro que o senhor parecia como que um "leão enjaulado", devido à resistência dos dirigentes da denominação a que pertencia em lhe darem a oportunidade de fazer aquilo que tanto queria, que era levar uma luz de esperança e mudança de vida àqueles que sofrem. Ao ver-se retraído por pessoas que tinha, talvez, como uma referência, que tipo de pensamentos isso despertou no senhor? Achava que essas pessoas estavam em seu caminho, impedindo-o de prosseguir com aquilo que já sabia que queria fazer? Rui Laureiro - Almada

Resposta Bispo Macedo (BM): Isso despertou pensamentos como: "Não posso depender de ninguém, não posso espelhar-me em ninguém senão no amigo de Deus – Abraão." Eu vou andar com Deus, não importa o que dizem, pensam ou acham.” E sim, é o que eu creio. Nunca duvidei, mas nunca permiti que as pessoas egoístas, acomodadas ou religiosas influenciassem as minhas convicções e decisões sob a Palavra de Deus e a minha fé inteligente.

Pergunta: Gostaria de colocar uma pergunta de foro familiar, sendo que o senhor também é um homem de família e sujeito a problemas desse âmbito, como relata no livro (a sua indignação com Deus quando a sua filha nasceu com problema de saúde). Sou uma pessoa que frequenta a Igreja há cerca de 20 anos e acredito ser convertida, daí a minha questão. Gostaria de saber se a maldição familiar pode continuar na família, mesmo eu sendo convertida, pois vejo meus netos fazer o que minha filha fazia, algo que me deixa bastante indignada.M. José - Torres Vedras

Resposta BM: O que garante a quebra de qualquer maldição hereditária é a libertação, a conversão e o novo nascimento de um membro dessa família. O problema físico da minha filha foi congênito, e não espiritual, mas, se eu não fosse liberto, convertido e nascido de novo, certamente teria sido uma maldição, tanto para ela, como também para toda a família. Mas ela é uma bênção. Não podemos obrigar os nossos familiares a crerem e assumir a fé no Senhor Jesus, mas, por meio da nossa perseverança, seremos salvos e eles também. Não se deixe influenciar pelas circunstâncias.

Pergunta: Foi um momento revelador saber no seu livro que a dona Cristiane, quando recebeu o Espírito Santo, passou por momentos de dúvida e por lutas interiores. Sempre pensei que, ao recebermos o Espírito Santo, a vida fosse, de certa forma, mais "facilitada". Como é que o senhor encara todas as lutas por que passa e passou, sendo um homem batizado com o Espírito Santo? O. Maria – Alfragide

Resposta BM: Encaro como motivo para nos gloriarmos no nosso Senhor Jesus, que nos permite passar por tribulações para que amadureçamos e aprendamos a viver pela fé inteligente e não pelas emoções.
Pergunta: Gostaria de saber, à luz do que o senhor passou com o problema de saúde da sua filha Viviane, como podemos distinguir a doença física da espiritual (que é uma espécie de teste à nossa fé). Ou seja, o que podemos considerar como “normal” quando se trata de problemas de saúde? Andréia R. - Varge Mondar

Resposta BM: O problema da Viviane foi algo congênito - físico -, mas que foi palco de um milagre diante de como ela seria se Deus não interviesse por meio do uso da nossa fé inteligente e tratamentos médicos. Os problemas de origem espiritual, geralmente, quando diagnosticados, são tratados e não superados. Já os físicos são diagnosticados, tratados e superados. Não se esqueça de que, mesmo sendo de Deus, estamos sujeitos à necessidade de ter uma alimentação equilibrada, fazer exercícios regularmente e descansar o necessário.

Pergunta: No livro há um trecho, no capítulo 2, em que o senhor fala que uma vida salva não tem preço, e, um pouco mais à frente, o senhor cita a "indefinição", a sua preocupação em ter a sua alma salva e a dificuldade que tinha em entregar-se a Jesus. Isso também acontece com muitas pessoas nos dias atuais. Quais os principais obstáculos que essas pessoas atravessam? E como superá-los? E. Castanheira - Alverca

Resposta BM: Os principais obstáculos por todos para serem salvos são: A falta de arrependimento (consciência da gravidade dos seus erros cometidos, conscientemente, que os separam de Deus). Entrega incondicional de suas vidas: vontades, planos, desejos, sonhos... tudo. E obediência à Palavra de Deus, sobre todos os sentimentos, circunstâncias e pessoas. Supero tudo isso e muito mais quando há sede e fome de justiça.

Pergunta: Por que uma trilogia? E para quando o próximo livro? Martha R. - Espanha

Resposta BM: Porque são tantas coisas IMPORTANTES que, se resumisse tudo num volume, ficaria tudo limitado. Com a trilogia poderemos entrar em detalhes importantes, que ajudarão a entender e fazer em diferentes circunstâncias. O próximo será no segundo semestre deste ano.
(*) Com informações da Revista IURD News de Portugal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG