sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mais uma aldeia africana recebe as boas novas da Salvação

Voluntários da Universal oram e deixam mensagem de fé ao povo mucubai, em Angola


Por Cinthia Meibach / Fotos: Cedidas
redacao@arcauniversal.com


Em mais um ato de fé em levar a Palavra de Deus aos confins da Terra, o bispo João Leite, acompanhado de voluntários da Universal de Angola, foi em direção ao deserto de Namibe, sudoeste da África, região que faz fronteira com o país vizinho Namíbia, para falar do Senhor Jesus a membros de uma tribo que vive afastada da civilização, mas não escondida dos olhos de Deus: os mucubais.
Ao chegar ao local, a pobreza encontrada era semelhante a que o bispo presenciou durante recente visita a aldeia de Suazilândia. Muitos mucubais andam descalços, outros improvisam chinelos para evitar o contato direto com a terra seca. Casas pequenas de palhas, conhecidas como cubatas, abrigam o homem líder da família e suas várias mulheres e filhos, uma vez que a poligamia é o sistema adotado pela tribo. 

“Eles vivem de forma precária, sem as condições básicas da necessidade humana. O pouco que possuem, é dividido. As famílias que vivem nas cubatas receberam a visita dos voluntários que fazem parte do trabalho chamado ‘Ministério das Aldeias’”, explica o bispo João Leite. 
De acordo com o Departamento Nacional de Nutrição do Ministério da Saúde de Angola, com apoio das Nações Unidas, a miséria é resultado da estiagem que assola dez províncias angolanas. Outros fatores que agravam a situação são a má distribuição de terras e a intensa exploração de pedras preciosas. 

Apesar da pobreza predominante no lugar, as mulheres da tribo não dispensam pequenos detalhes para ficar bonitas. Pulseiras, colares e panos coloridos fazem parte do figurino de todas. Elas enfeitam a cabeça com o tecido e, uma vez amarrados na cintura, o material se transforma em saias. Na parte de cima do corpo, as solteiras usam uma corda atravessada no peito para indicar seu estado civil. Já as casadas usam os cordões em cima dos seios, no sentido horizontal, para que todos saibam que são compromissadas. Outra curiosidade são os dentes cerrados na parte superior da boca, feitos desse jeito para identificar os mucubais perante os demais. 
Mesmo com tradições culturais tão diferentes da maioria, as portas feitas de lona foram abertas para os voluntários da Universal, que os convidaram para participar de uma reunião especial realizada no local. “Viemos para orar por essa comunidade, pois nós cremos que o Deus que estamos a apresentar pode mudar a vida deles”, destacou o bispo. 

Após a oração, uma das participantes, que não teve o nome revelado, fez questão de testemunhar a cura de uma dor no peito que sentia (foto acima). 
O povo macubai é conhecido por ser corajoso e resistente, a ponto de seus homens enfrentarem predadores como leões e leopardos, sempre que ameaçados. 
O desejo dos missionários, que andaram quilômetros para levar as boas novas da Salvação, é que essa mesma coragem seja colocada em prática para defender a fé que foi apresentada a eles durante a visita. “A oração mais importante da reunião foi a da Salvação, quando todos tiveram a oportunidade de entregar suas vidas e almas para o Senhor Jesus”, destacou o bispo João Leite. 

Antes de partir, fiéis da Universal foram surpreendidos pelos membros da tribo que, em forma de agradecimento pela visita, começaram a dançar alegremente (foto acima), convidando-os a unir-se a eles numa grande festa pela mensagem recebida.
Confira o vídeo dessa visita:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG