quinta-feira, 21 de março de 2013

"Escola do Amor" dá dicas para vencer a si mesmo


Ciúmes e desconfianças podem acabar com o relacionamento



O programa “Escola do Amor” apresentado, recentemente, pelo bispo Márcio Carotti e pela esposa dele, Danielle Carotti (foto acima), abordou o tema “Minha adversária sou eu mesma”. No decorrer do programa foram apresentadas dicas para que o ciúme e as desconfianças não acabem com o casamento. O objetivo era ajudar nos relacionamentos entre homem e mulher.

Os apresentadores convidaram um o casal para falar sobre os problemas enfrentados por eles desde que se casaram. O programa ainda contou com enquetes feitas na rua para saber a opinião do povo sobre o assunto. Internautas também enviavam perguntas e contavam um pouco de suas histórias para interagir com os apresentadores.

Dicas para um bom relacionamento

O vigilante Vanderlei Vieira e a auxiliar de logística Juscélia Vieira (foto ao lado) estão casados há 19 anos, mas, nesse período, a relação entre os dois quase acabou por várias vezes.

Juscélia conta que era uma pessoa muito depressiva e que isso prejudicava o seu casamento. “Eu era muito vazia, me sentia muito sozinha e pensei que seu eu casasse, encontraria a felicidade que estava procurando. Depois pensei em ter um filho. Tive um filho, mas isso não me trouxe a felicidade que eu esperava.”

Nesse momento, o bispo aproveitou para anunciar a primeira dica do programa para vencer a si mesmo: “Vença o pessimismo. Geralmente, o pessimismo é uma marca das pessoas que sofrem com conflitos interiores, pois, para elas, tudo tende a dar errado. Portanto, passe a acreditar e a priorizar o lado bom da vida e a xcluir o ruim.”

Problemas no relacionamento

Em seguida, o casal continuou falando sobre os problemas e Vanderlei (foto ao lado) disse que a mulher cobrava demais dele. “Às vezes, eu estava trabalhando e se pegasse muito trânsito na hora de voltar para casa e demorasse a chegar, ela brigava comigo.”

Juscélia atacava o marido sem ter motivos. A respeito disso, uma internauta mandou mensagem falando que devido a brigas, o marido dela passou a bloquear o celular para não receber as ligações dela, pois vivia desconfiando dele.

Para a apresentadora Danielle, não pode haver segredos entre o casal. “Se realmente houve um erro no passado e vocês se entenderam, então é preciso começar do zero. Esse é um limite que você tem que colocar. Mas não adianta dizer que perdoou e ficar vasculhando as coisas dele”, disse Danielle.  

A apresentadora também analisou o outro lado da questão. “Ele também não pode esconder-se de você, uma vez que já deu motivos. Vocês devem conversar sobre isso e esclarecer essa situação.”

Em seguida, Danielle mostrou a segunda dica: “Reaja contra o seu ‘eu’. Se o seu ‘eu’ sempre fala mais alto e, por causa disso, você acaba sendo refém do orgulho, do egoísmo e das atitudes precipitadas, busque reagir contra suas vontades, encarando o seu ‘eu’ com firmeza e não permitindo que ele seja o dono da verdade.”

Desconfiança e ciúme não ajudam

A entrevista com o casal prosseguiu e Juscélia (foto ao lado) disse que quando o marido jogava futebol com os amigos, ela sempre desconfiava se não havia outra mulher junto com eles. “Eu culpava ele sem ter razão. Era muito ciumenta, e qualquer coisa era razão para brigas”, disse. 

Logo na sequência, veio a terceira dica: “Diga não aos sentimentos. Muitas pessoas são controladas pelos sentimentos e se deixam levar por uma falsa ilusão de que estão andando pelo caminho certo. Portanto, se você é o tipo de pessoa que se rende às emoções, passe a usar mais a razão e deixe de viver pelo que sente.”

A respeito disso, Danielle Carotti falou sobre como os sentimentos podem dominar as pessoas, e não o inverso. Foi a deixa para mais uma dica: “Confie em você mesmo. A autoconfiança é uma ferramenta fundamental para que a pessoa vença a si mesma. Confie nas suas atitudes e no que você faz, não se preocupe com o que os outros pensam ou deixam de pensar sobre você. Agindo assim, você irá vencer seus conflitos pessoais.”

Relação quase acabou

O casal entrevistado contou que, em virtude das desavenças, Vanderlei começou a beber e se tornou agressivo. Juscélia disse que o marido chegou a rasgar suas roupas depois de chegar bêbado em casa. “Ele chegou a tentar me matar. Nossos filhos tinham medo dele, pois ele ficava alterado. A situação só mudou quando resolvemos participar da Escola do Amor.”

A auxiliar de logística diz que só depois disso conseguiu ver seus erros e ter autoconfiança. Vendo que a esposa estava mudando, Vanderlei também quis participar das aulas presenciais. “Ela parou de reclamar e eu vi que teria que fazer alguma coisa.”

A última dica dada pelo programa foi a seguinte: “Desfrute do seu melhor. Se você percebe que o seu maior inimigo é você mesmo, então pare de se prejudicar. Deixe de viver com base nos seus traumas e passe a desfrutar do melhor que você tem para oferecer a si e aos outros que estão próximos a você. Saiba que ser feliz não é uma utopia.”

Atitude vencedora para mudar


O bispo Márcio Carotti considera que muitos não tomam uma atitude igual a de Vanderlei e Juscélia porque ficam muito preocupados com o que os outros irão pensar a respeito. “Mas isso só piora a situação”, afirmou.

O bispo alertou que mesmo aqueles casais que participam das aulas presenciais não têm garantia de que a relação irá mudar. “Quando as pessoas enxergam que precisam mudar e buscam essa mudança, têm 70% do problema resolvido. O restante vai depender da atitude dos dois em relação aos problemas que sempre podem aparecer no casamento.”

Em seguida, o bispo perguntou ao casal sobre como eles conseguiram retomar seu casamento, mesmo diante de tantas adversidades. “Com muito diálogo. Nós conversamos bastante e entramos em acordo”, respondeu Juscélia. Vanderlei avalia que se não tivessem passado pelas aulas presenciais do “Escola do Amor” estariam separados hoje.

Assista o programa “Escola do Amor”:

Segunda à sexta, às 11 horas, no site www.iurdtv.com.

Sábado, ao meio-dia, na TV Record.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG