sábado, 12 de janeiro de 2013

Missão é T-Amar

Projeto criado pelo grupo Godllywood visa ajudar adolescentes grávidas e mães solteiras a enfrentar esse difícil momento

Neia Menezes/ Folha Universal/ Fotos: Erik Teixeira
redacao@arcauniversal.com

Ana tem apenas 13 anos e sempre foi quieta e calada. Sem a atenção materna, ela enfrentava muitos problemas. Quando engravidou, foi expulsa de casa pelo padrasto. Desesperada, pensou em abortar ou entregar o bebê para adoção. Durante os 9 meses de gestação, ela morou na rua, alimentando-se do que as pessoas lhe davam.

Mãe solteira de um recém-nascido, M. A., de 16 anos, também enfrentou problemas durante a gravidez, porque o pai da criança não assumiu a paternidade. "Ele dizia que não era o pai." Histórias como essas inspiraram a criação do projeto T-Amar, uma iniciativa do grupo Godllywood que busca ajudar, orientar e dar uma direção às mães solteiras e adolescentes grávidas. 

Segundo Vanessa Madeira, coordenadora do Projeto em São Paulo, os dados estatísticos são alarmantes. "Muitas vezes, essas meninas fogem de casa ou são expulsas, largam os estudos, fazem abortos ou não se responsabilizam pela criança", explica.

Apesar de o Ministério da Saúde informar que, entre 2000 e 2009, o número de casos de gravidez na adolescência sofreu redução de mais de 22%, a quantidade de jovens que enfrentam uma gravidez indesejada ainda é alta. Somente em 2009, foram realizados 444.056 partos em todo o País. 

Recentemente, durante o lançamento oficial do Projeto em São Paulo, as convidadas receberam orientações e um kit com peças para o enxoval dos respectivos bebês. Além de oferecer apoio às adolescentes grávidas e a mães solteiras, os voluntários do T-Amar têm o objetivo de conseguir parcerias com clínicas para as consultas de pré-natal. "Contamos com a ajuda de todos para alcançar mães solteiras e adolescentes grávidas. Dessa forma, as ajudamos a escrever uma nova história de vida", afirma Vanessa Madeira.

As principais iniciativas do Projeto T-Amar

• Promover encontros mensais para oferecer apoio emocional, psicológico e espiritual às jovens mães, ajudando-as a superar medos e conflitos;

• Desenvolver parcerias com clínicas médicas para consultas, orientação e tratamento pré-natal;

• Oferecer cursos profissionalizantes para que as mães se desenvolvam e possam garantir uma fonte de renda;

• Assistência social para registro do recém-nascido;

• Promover parcerias com empresas que desejem suprir necessidades básicas de vestuário e alimentação para mãe e filho.

fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG