terça-feira, 31 de julho de 2012

Jesus é a Palavra - Palavra Amiga - 30/07/2012

The Love School Record (96): solteiros convictos ou encalhados

The Love School (89): mudar ou adaptar

Dica #2: Ciúme e a Regra dos 3

Escola do Amor AO VIVO EM LONDRES

The Love School (92): Viúva (o) de alguém vivo

The Love School (93): cobranças no relacionamento

The Love School (92): Viúva (o) de alguém vivo

The Love School (94): como lidar com a mulher na TPM

The Love School (90): diferença de idade

The Love School Record (91): agente só briga

Dica #3: 5 condições básicas para um relacionamento

O verbo de Deus

Bispo Macedo explica a importância de crer nas Escrituras


Por Sabrina Marques/Foto: Thinkstock
sabrina.marques@arcauniversal.com

A mensagem do bispo Edir Macedo durante a programação da IURD TV desta segunda-feira (30) explica que toda a palavra proferida tanto pode causar o bem como o mal na vida de uma pessoa.

"Uma palavra é capaz de matar uma pessoa e também é capaz de dar vida. Quando a palavra vem do alto, ela dá vida e é exatamente isso que Deus tem nos mostrado. Jesus é a Palavra. Quando uma pessoa aceita Jesus, logo pensa que automaticamente as coisas passam a acontecer em sua vida, mas isso não é realidade, pois quando uma pessoa aceita Jesus, ela está aceitando a Sua Palavra. Existem muitos cristãos que não veem uma mudança em suas vidas, e o verdadeiro motivo de ainda não verem essa transformação é porque ainda não praticaram o que ouviram e aprenderam. A fé sem atitudes é como um corpo sem espírito", ressaltou.

O bispo também citou o que diz o texto sagrado: "Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um". 1 João 5.7

E continuou:

"No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.... E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória como do unigênito do pai." João 1.1,14

Em seguida, explicou: “Jesus é a Palavra que quer se materializar na vida daqueles que nEle creem, e quando a pessoa crê, submete-se a Jesus. O verdadeiro segredo da fé está na atitude”.

Fonte: arcauniversal

Força Jovem no tae kwon do

Arte marcial que prega disciplina e controle tem campeões no FJ Minas


Da Redação / Fotos: TVPR
redacao@arcauniversal.com

O tae kwon do, arte marcial coreana, é um esporte difundido em todos os continentes. Foi esporte de exibição nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, Coreia do Sul, e foi considerado oficial a partir dos jogos de 2000, em Sydney, Austrália.
Por meio dos esportes, o Força Jovem (FJ) Brasil conscientiza a juventude quanto a uma vida saudável evoltada para os propósitos de Deus. E o grupo já tem seus campeões na arte marcial.
Por ocasião do 12° Campeonato Mineiro de Tae Kwon Do, realizado na cidade de Juiz de Fora, os representantes da academia do FJ Minas representaram o grupo, sob o comando do professor e técnico Luiz Carlos.

O professor (ao centro, na foto acima), também um campeão, fala de como começou seu trabalho com o grupo, numa cerimônia oficial de troca de faixas, em que recebeu um convite para conhecer a academia do FJ. “Vim só para visitar e estou aqui até hoje”, diz Luiz Carlos, que se mostra bastante satisfeito. “Podemos mostrar que a vida é bem diferente do que os jovens veem lá fora.” E deixa claro: “Aqui, é esporte de verdade, e não violência.”
Veja um vídeo da participação do FJ Minas no campeonato:


Fonte: arcauniversal

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dica #4: Conseguindo o que quer do homem

Mulheres em Ação

Grupo formado por esposas de pastores recebe homenagem na Republica Dominicana



Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, Michaelis, a palavra solidariedade significa"Estado ou condição de duas ou mais pessoas que repartem entre si igualmente as responsabilidades de uma ação, empresa ou de um negócio, respondendo todas por uma e cada uma por todas."

E isto não falta para um grupo de mulheres formado por esposas de pastores que realizam o trabalho evangelístico na República Dominicana. O "Mulheres em Ação" reúne dezenas de voluntárias que sempre estão prontas para estender suas mãos aos mais necessitados. O amor com que elas desenvolvem o trabalho é o principal fator que as move para as práticas solidárias.

Além de ajudar ao próximo, as mulheres também organizam exposições de artesanatos, workshops e eventos sociais. E em reconhecimento aos 2 anos de trabalho desenvolvido, recentemente o grupo recebeu uma homenagem no principal Cenáculo do Espírito Santo na Republica Dominicana.

Transformação


A jovem Milissen (foto ao lado) relata como teve sua vida transformada ao chegar ao Cenáculo do Espírito Santo: "Antes de chegar à Igreja Universal do Reino de Deus e conhecer o Senhor Jesus Cristo, tinha uma vida de aparência, pois, a minha família e eu morávamos longe.

Devido à distância havia muitas brigas, solidão e tristeza. Na época eu era apenas uma adolescente e me sentia triste e deprimida pela destruição da vida de meus pais. Não conseguia me concentrar na escola, e também tinha muito ódio do meu pai. Desde então comecei a beber, ir a festas, mentir e sair com vários rapazes.

Cansada de sofrer e sem achar uma saída para a minha vida, recebi um convite e comecei a assistir às reuniões, especialmente às quartas-feiras e aos domingos; me libertei, tive um encontro com Deus e fui batizada com o Espírito Santo.

Hoje sou feliz, estou casada e não tenho mais ódio do meu pai, e minha família é abençoada." 

Fonte: arcauniversal

Ofertas de Davi ao Templo de Salomão

Qual seria o valor delas nos dias atuais?

Se o Rei Davi estivesse vivo hoje, quanto seria a sua oferta para o Templo de Salomão?
Assista ao vídeo abaixo e descubra.


Fonte: arcauniversal

Como fazer uma doação para o Templo de Salomão online?

Faça parte da construção



Siga as instruções no vídeo abaixo:



O Templo de Salomão

Idealizada pelo bispo Edir Macedo após uma viagem missionária à Terra Santa, a réplica contém as mesmas dimensões que as citadas na Bíblia. O primeiro Templo foi construído pelo Rei Salomão, depois que o Rei Davi, seu pai, recebeu de Deus o desenho da construção.

O Templo de Salomão será um marco na vida espiritual de milhões de pessoas em todo o mundo. Cliqueaqui e conheça os detalhes do empreendimento, que já está 30% construído.

Fonte: arcauniversal

Coleção Godllywood” na Bienal do Livro

Obras contam experiências das próprias autoras


Hora de inovação. Foi isso que a autora Cristiane Cardoso decidiu ao criar a “Coleção Godllywood”, concentrando no público infanto-juvenil. Além de mudar o foco de suas publicações, cada livro contará histórias que não são puramente fictícias, mas baseadas em fatos reais vividos pelas autoras, que são esposas de pastores.

O primeiro deles será lançado no mês que vem – agosto –, na 22ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, sob o título “O Mundo de Aline”, e fala sobre a fase da infância da vida da autora Aline Munhoz.

O livro conta a história de uma menina de 12 anos que tinha tudo do seu jeito e pensava que tudo era por causa dela. Mas Aline passa por diversas situações que a ensinam que a vida nunca foi e nunca será destinada a uma só pessoa. “Creio que essa obra mudará a visão de muitas meninas e fará com que elas sejam melhores para todos ao seu redor. Convido todos a lerem essa história, se divertirem e aprenderem com ela”, comenta.

Além disso, ela enfatiza que se sentiu feliz em ser uma das escolhidas a participar da coleção e aposta que a obra ajudará muitas garotas que passam pelo mesmo que passou.

“A infância e a adolescência são fases difíceis da vida. Fases em que descobrimos quem somos e decidimos o que vamos ser. Sei que muitas são as meninas que passam por situações difíceis em suas vidas, e não têm a menor ideia de como agir diante delas. Senti-me muito honrada por ter sido escolhida para dividir minha história através dessa coleção e assim poder ajudar todas as meninas que estão vivendo situações parecidas ou idênticas à minha”, explica.

Aline Munhoz estará no dia 12 de agosto na Bienal do Livro exclusivamente para autografar “O Mundo de Aline”.

Fonte: arcauniversal

Voluntárias do Sisterhood visitam orfanato

Jovens têm a vida espiritual renovada a cada ação evangelística que realizam


Recentemente, os grupos Sisterhood e Pré-Sisterhood realizaram uma visita em um orfanato em Porto Alegre (RS). As jovens tinham o objetivo de levar afeto e atenção às 150 crianças do Lar Esperança.

Foram entregues lanches, roupas, exemplares da Folhinha Universal - jornalzinho da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) voltado ao público infantil - e, como não poderia deixar de ser, brinquedos, para animar a garotada. Além das orações que cada uma delas recebeu.

Desapego e carência

Entre as que realizaram a ação, está Amélia, de apenas 11 anos de idade. A garota, que é uma das "babies-sister" do Pré-Sisterhood, disse ter ficado muito feliz com a visita que fez, fazendo questão de doar a sua boneca preferida a uma das crianças do orfanato.

Outra voluntária que contribuiu com a alegria dos pequenos foi Priscilla Jaques, do Sisterhood. Ela afirma que ficou "admirada" com a carência deles e conta o que lhe chamou mais atenção:

"Uma menina, de 9 anos, a Natacha, que conversou bastante comigo, me convidou para brincar e não me largou mais. Conversamos bastante, brincamos e também lemos a Folhinha Universal, mas a parte mais difícil foi a hora de ir embora, pois as crianças queriam que nós continuássemos lá com elas."

Renovação da vida espiritual

O trabalho de evangelização é uma renovação da autoestima e da vida espiritual, como destaca Cintia Cuccato, responsável por esse trabalho no Rio Grande do Sul.

Cintia ressalta ainda que devido ao serviço voluntário que as meninas praticam é possível "notar uma diferença" nelas. E confessa o que mais a agrada em tudo isso:

"O que mais nos encanta nas pledges (meninas que estão na categoria inicial do Sisterhood) de Porto Alegre é o amor que elas têm pelas almas. Vejo a dedicação e o empenho de cada uma delas, [o que] influi em seu amadurecimento."

As voluntárias

Tanto o Pré-Sisterhood como o Sisterhood são grupos criados pela escritora e apresentadora do programa "The Love School", exibido aos sábados pela Rede Record de Televisão, Cristiane Cardoso.
O objetivo, segundo ela, é "levar as jovens a se tornarem mulheres exemplares e se tornarem avessas às influências e imposições Hollywoodianas".

O Sisterhood foi criado no ano de 2009, em Houston, Texas, nos Estados Unidos, e é formado por jovens até 30 anos de idade, membros da IURD. Enquanto o Pré-Sisterhood é voltado para meninas de 8 a 13 anos de idade.

(*) Com informações de  Thais Toledo, da Folha Universal.

Fonte: arcauniversal

Grupo Força Jovem Brasil capacita jovens

Formandos recebem diplomas dos cursos de Libras e inglês


Sérgio Santana / Fotos: FJB
sergio.santana@arcauniversal.com

O grupo Força Jovem Brasil (FJB) formou mais uma turma do curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e inglês no estado de São Paulo. Juntamente com o projeto "Jovem Nota 10", os alunos receberam o certificado pela participação nas aulas durante o período de três meses.

Na entrega dos diplomas, realizado na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), do bairro do Brás, na capital paulista, o pastor responsável pelo trabalho, comentou o evento. "Primeiramente é um prazer estar aqui com vocês formandos da turma de libras e da turma de inglês. A gente sabe que a turma começou com um grupo muito maior... [mas], vocês foram persistentes, insistiram, porque eu tenho certeza absoluta que trazem no coração o desejo de ajudar o próximo", afirmou o pastor Diego Madeira.

O Curso

As aulas gratuitas e ministradas por voluntários que se dispõem a compartilhar o que aprenderam para ajudar de alguma forma quem precisa tem duração de três meses, com uma aula semanal. Esta é a quarta turma formada pelo Grupo Força Jovem e o Projeto Jovem Nota 10. Os alunos, em sua maioria da área de pedagogia, podem utilizar as aulas como atividade complementar em parceria com universidades. Além de contribuir na formação acadêmica, o curso visa à necessidade de auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência auditiva.

No encerramento, os alunos puseram em prática o que aprenderam e fizeram uma apresentação musical em forma de sinais. Em seguida, uma homenagem para a professora Marcela de Oliveira.

Confira o vídeo:



Aprendendo para ensinar

Para a formanda Damares de Freitas, será de grande utilidade o que aprendeu, pois, como trabalha com público infantil, acredita que será importante saber lidar com os especiais. "Eu vou usar no meu serviço, porque eu trabalho em creche com crianças, estou ensinando meus filhos e este curso, para mim, foi um sonho, porque não tinha condições", relata.

O professor de inglês José Almeida, que também é voluntário no projeto, fala da necessidade de uma segunda língua para a capacitação profissional, ligando aos acontecimentos esportivos que o Brasil terá nos próximos anos: "Aqui no Brasil haverá três eventos grandes, então eu acho que um tradutor, pelo menos com o básico, é melhor para se locomover e orientar o pessoal que vai chegar aqui no nosso País."

Dedicação

O amor às almas e a vontade de ser solidário ao próximo não impede que a jovem professora Marcela de Oliveira se desloque todos os sábados de Santana do Paranaíba, região metropolitana de São Paulo, para o bairro do Brás, onde o curso é realizado.

Para ela, querer ajudar o próximo não há distância, basta ter vontade. O projeto, que conta com sua participação desde o início em 2010, foi responsável pela formação das quatro turmas de intérpretes e no próximo semestre dará início à quinta classe. "Procurei o pastor responsável pelo grupo Força Jovem e disse a ele que gostaria de contribuir com o conhecimento que adquiri. Daí surgiu a ideia da criação do curso de linguagem de sinais, que só existia no Rio de Janeiro. Foi quando ele me falou que o curso se encaixaria dentro do Projeto Jovem Nota 10 e está indo para sua quinta capacitação", conta.

Voluntariado

A capacitação no curso de libras proporcionou aos alunos a expansão do aprendizado. O ex-aluno e agora também voluntário no projeto, Tiago Correia (20), diz que não tinha dimensão da ajuda que a linguagem de sinais pode proporcionar às pessoas que dependem desse trabalho. "Iniciei no curso de libras não possuindo conhecimento algum e tampouco sabia a quantidade de deficientes que existia. Vi a importância de saber falar com pessoas que não têm a atenção merecida do mundo (...) fiquei quatro meses participando das aulas e consegui meu diploma.Terminei meu curso e ainda continuei como voluntário na turma formada recentemente, e agora fui chamado para dar aulas na IURD de Itaquera", finaliza.

Fonte: arcauniversal

5º Jejum de Daniel

Evento de fé começa no próximo dia 13 de agosto


Por Sabrina Marques / Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
Durante a programação da IURD TV desta sexta-feira (27), o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), falou que todos aqueles que acreditam em Deus devem saber aliar a sua fé a sua crença. Ele também anunciou que no próximo dia 13 de agosto iniciará a 5º edição do "Jejum de Daniel".

"Quando a pessoa crê, ela age, toma uma atitude; mas quando ela não crê, não alcança nada de Deus e então passa a se sentir frustrada diante da situação. Quero deixar claro que a culpa não é de Deus, pois o que Ele tinha que fazer já fez, porém a nossa parte é somente receber, aceitar, crer e acreditar em Suas promessas", disse.

Ainda durante a mensagem, o bispo anunciou que no próximo dia 13 de agosto, a IURD começará os 21 dias do Jejum de Daniel. Propósito este que já teve quatro edições realizadas e trouxe excelentes resultados na vida daqueles que se lançaram de corpo, alma e espírito. Durante essa campanha de fé, milhões de pessoas espalhadas pelo mundo foram batizadas com o Espírito Santo, entre elas muitas crianças que tiveram uma inesquecível experiência com Deus. 

"Quero dizer que começaremos o Jejum de Daniel, mas desta vez haverá um diferencial, pois nesta próxima segunda-feira todos os bispos e pastores estarão jejuando por 12 horas, durante os sete dias que antecedem a campanha de fé. Este jejum será realizado pela vida financeira de todos os dizimistas da casa de Deus", afirmou.

O bispo também enfatizou a importância dos fiéis participarem das reuniões na próxima semana,para que passem pelo altar da igreja.: "Gostaria que todos fizessem um esforço para participarem das reuniões durante esses sete dias. Os dizimistas subirão no altar e será como se estivessem subindo no próprio Monte Sinai, o Monte de Deus".

O jejum

O jejum é aberto a todas as pessoas que queiram, de fato, nascer de Deus e desejam um compromisso com Ele. Serão 21 dias de abstinência de todo o tipo de informação, tevê, rádio, filmes, novelas, programas seculares, lazer e entretenimento. Quem participar poderá alimentar-se espiritualmente de conteúdos de fé como mensagens, programas evangelísticos da igreja e leitura bíblica.

O primeiro Jejum de Daniel aconteceu em março de 2011 e, desde então, tem abençoado milhões de pessoas em todo o Brasil e em diversos países. Saiba como participar, clicando aqui.

Fonte: arcauniversal

Uniforça leva exemplo de cidadania para população de Manaus

Projeto do Força Jovem Brasil procura promover o bem-estar das pessoas, por meio de ações solidárias



Para os voluntários da Uniforça de Manaus (AM) – projeto do Força Jovem Brasil (FJB) – as palavras cidadania e solidariedade podem ser transformadas em gestos e ações, por meio de várias iniciativas em prol da população.

Recentemente, o grupo realizou um trabalho de limpeza urbana de uma praça no bairro São José II, na capital do Amazonas, com o objetivo de promover o bem-estar dos moradores da região.

Para Pablo Henrique, coordenador da Uniforça, atividades desse tipo são encaradas pelos voluntários como um verdadeiro ofício. “Para nós, missão dada é missão cumprida”, garante ele.

Beneficiado pela atitude do grupo, o líder comunitário José Nunes afirma que essa é a primeira vez que vê uma iniciativa como está. “Eu espero que isso sirva de exemplo e que ações desse tipo aconteçam em outros bairros, para que as pessoas reflitam antes de jogar lixo nas vias públicas, pois muitas famílias usam esses espaços para se divertir”, ressalta.

Veja o vídeo:



Fonte: arcauniversal

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Arquitetura Divina - Palavra Amiga - 26/07/2012

Fé Demoníaca - Palavra Amiga - 25/07/2012

Cristiane Cardoso presenteia Dilma Roussef com um exemplar do seu livro "A mulher V"

O encontro das duas aconteceu durante a visita que a presidente fez às instalações da TV Record, em Londres

Da Redação / Foto: Reprodução do Facebook
redacao@arcauniversal.com
Na visita que fez nesta quinta-feira (26) aos estúdios da Rede Record, em Londres, a presidente Dilma Rossef encontrou-se também com a escritora Cristiane Cardoso.

Cristiane presenteou Dilma com um exemplar do seu best seller “A Mulher V” e não demorou em divulgar a notícias em sua página no Facebook: “Amei conhecer a Presidenta Dilma hoje! Ela é linda e super simpática”, comentou Cristiane.

Acompanhada dos ministros dos Esportes, Aldo Rebelo, e da Comunicação Social, Helena Chagas, Dilma foi recepcionada pelo bispo Edir Macedo e pelos representantes da emissora, e conheceu os estúdios da Record, que ficam no Centro Internacional de Imprensa (IBC), no Parque Olímpico, na capital britânica.

"A Mulher V"

Nas 328 páginas do livro, a escritora Cristiane Cardoso retrata como a mulher, idealizada por Deus, tem enfrentado o cotidiano, e a ensina como proceder e agir em situações do dia a dia.

A autora destaca ainda que a publicação está focada em fazer com que as mulheres descubram as virtudes que têm e, com isso, agradem a Deus na totalidade.
"A Mulher V" foi lançado no Brasil em 2010, e se você ainda não possui o livro pode adiquiri-lo pelo Arca Center, clicando aqui. Para quem preferir, há também a versão em audiobook.

Fonte: arcauniversal

Caravana do Resgate em Juiz de Fora

Mais de 4 mil pessoas pessoas da Zona da Mata Mineira de volta aos braços de Deus


Da Redação / Fotos: IURD Juiz de Fora
redacao@arcauniversal.com

No último domingo (22), mais de 4 mil mineiros estiveram no Cenáculo do Espírito Santo de Juiz de Fora, por ocasião da Caravana do Resgate. O bispo Sérgio Correa, responsável pelos obreiros do mundo, recebeu pessoalmente os fiéis na grande concentração de fé e reconciliação com Jesus Cristo.

Mais de 700 pessoas foram resgatadas, entre ex-obreiros e fiéis. Muitos deles foram batizados nas águas.



O bispo Sérgio falou da importância do chamado e de sua urgência: “Este pode ser o último dia da sua vida. Você deve aproveitar as oportunidades que lhe são dadas e estar sempre na presença de Deus.”
Orientados pelo bispo, centenas de fiéis puderam fazer uma reflexão profunda sobre um trecho bíblico:

“Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza,
se teriam arrependido. “
 Lucas 10:13

Segundo ele, o texto fala das atitudes esperadas daqueles a quem Deus abençoa: “É preciso estar atento, para que não haja o esfriamento da fé. Nesta tarde, a ovelha que estava perdida voltou para seu rebanho.”
A satisfação de quem voltou
A Caravana do Resgate em Juiz de Fora rendeu grandes resultados. O convite realizado aos afastados fez centenas de pessoas voltarem ao caminho de Deus.

Entre elas, Taian de Paula Lima (foto ao lado). O jovem, afastado há um tempo da igreja, esforçou-se e esteve presente na concentração de fé.

Por dois anos ele permaneceu fielmente, chegando até mesmo a ser obreiro; no entanto, levado por diversas circunstâncias, deixou de ir às reuniões, a ler a Bíblia, a jejuar e orar. E quando se deu conta de sua situação, já havia voltado para a antiga vida antes de conhecer Jesus.

Assim, vieram os problemas que ele enfrentava antes de se converter, como vícios, brigas e todo tipo de descontentamento.

Depois de participar da Caravana, porém, Taian tomou a decisão mais importante da sua vida: voltar para a presença de Deus.

“A partir de hoje vou ficar firme, agradeço a Deus por esse dia”, afirmou.

Fonte: arcauniversal

Deus é o arquiteto

Durante a mensagem de fé, exibida pela IURDTV, nesta última quinta-feira (26), o bispo Edir Macedofalou sobre a importância da construção do "Templo de Salomão". Acompanhe alguns trechos: 
"O primeiro modelo da construção do Tabernáculo foi dado a Moisés, depois um novo modelo foi repassado para o rei Davi, mas a obra só foi concluída com Salomão. Sabemos que no ano 70 da era cristã, os romanos destruíram tudo que havia em Israel, até mesmo o glorioso Templo, depois disto, não foi mais erguido.

Desde então, o mundo passou a erguer muitos templos góticos, hindus, budistas, maçônicos, palácios, catedrais, igrejas, entre outros. Porém, entre todos eles ninguém, nenhum arquiteto ou engenheiro teve a brilhante ideia de construir um templo que fosse similar ao Templo de Salomão. A planta desta construção não foi feita por homens e sim pelo próprio Deus e nenhuma obra deste mundo será semelhante ao Templo de Salomão, porque esse templo é a arquitetura de Deus", disse.

Na mensagem, o bispo citou a passagem bíblica que conta a história de José: "Teve ainda outro sonho e o referiu aos seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim". Gênesis 37.9

"É o que nós estamos vendo: todos os templos estarão se curvando perante o Templo de Salomão, pois essa ideia veio do alto, veio de Deus, e Ele viu em nós a vontade de ganhar almas para o seu Reino e também de restaurar os valores éticos e morais da vida cristã.

Uma ideia, um pensamento e uma inspiração que vêm do alto é capaz de fazer coisas extraordinárias. Temos que pedir a Deus novos conceitos, pois a ideia do Templo de Salomão é pequena diante do que Deus quer fazer na vida do povo da Igreja Universal do Reino de Deus.

O Espírito Santo vai lhe contemplar com o melhor, para que você manifeste a gloria d’Ele em sua vida", concluiu.

Fonte: arcauniversal

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Presidente Dilma é recebida pelo Bispo Macedo nas instalações da "Record", em Londres

Ela se disse encantada com o tamanho dos estúdios da emissora e com a tecnologia que será utilizada na cobertura das Olimpíadas deste ano


Da Redação / Foto: Alessandro Malerba/R7
redacao@arcauniversal.com

Na manhã desta quinta-feira (26), a presidente Dilma Rousseff visitou as instalações da Rede Record de Televisão, em Londres – localizadas no Centro Internacional de Imprensa (IBC), dentro do Parque Olímpico, na capital britânica –, sendo recepcionada pelo proprietário da emissora, o bispo Edir Macedo.

Juntamente com ele, o presidente da "Record", Alexandre Raposo, o vice-presidente artístico e de produção, Honorilton Gonçalves e o vice-presidente de jornalismo, Douglas Tavolaro, mostraram à presidente o espaço de 750m² que a emissora preparou para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres.

Dilma se disse encantada com o tamanho das instalações - uma das cinco maiores de todo o IBC – e com a tecnologia dos equipamentos que serão utilizados na cobertura do maior evento esportivo do mundo. "A Record está de parabéns por montar uma emissora completa aqui em Londres", destacou.

Ela também concedeu uma entrevista à apresentadora do Jornal da Record, Ana Paula Padrão. Perguntada sobre o que o Brasil poderia aprender com os Jogos Olímpicos de Londres, Dilma afirmou que cada edição dos Jogos é melhor que a anterior e que o Rio de Janeiro (cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016) vai promover uma Olimpíada inesquecível.

"A Record vai mostrar os Jogos de Londres para todo o Brasil e o povo brasileiro já vai entrar no ritmo olímpico”, ressaltou a presidente.

Na comitiva que acompanhou Dilma Rousseff também estavam presentes os ministros Aldo Rebelo, dos Esportes, e Helena Chagas, da Comunicação Social.
Veja a galeria de fotos:

Veja o vídeo da visita da Presidente:

Fonte: arcauniversal

AMC visita internas da Fundação Parada de Taipas, em São Paulo

Grupo acredita que com Deus, trabalho e educação muitas delas estariam protegidas e longe da força do mal


Da Redação / Fotos: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com

O grupo de voluntárias da Associação de Mulheres Cristãs (AMC) visitou as quase 60 internas da Fundação Casa Feminina Parada de Taipas (antiga Febem), na zona oeste da capital paulista. O local abriga mulheres de 14 a 21 anos de idade, em regime de internação, e também oferece cursos profissionalizantes.

Durante o encontro, a presidente do grupo, Rosana Oliveira, agradeceu aos responsáveis e funcionários da Fundação e ao trabalho desenvolvido semanalmente no local pelo pastor Geraldo Vilhena. Em seguida, falou sobre a Palavra de Deus, o perdão a si mesma e uma nova chance que existe para cada uma delas quando tornarem-se livres do passado. Ao final, orou em agradecimento.

As internas participaram de um café da manhã, preparado especialmente pelas voluntárias da AMC, de uma apresentação musical e foram presenteadas com exemplares do livro “Pecado e Arrependimento” e kits de beleza. A apresentadora da tevê Record Gianni Albertoni deu dicas sobre maquiagem para as internas, que ficaram plenamente encantadas e agradecidas com a visita do grupo.

A AMC, acredita que se existir nas instituições motivação, oportunidade de trabalho e educação seguramente muitos internos serão beneficiados e, saindo, terão chance de um começo diferente, sem drogas, sem roubos e sem homicídios. Com Deus, trabalho e educação muitos estariam protegidos e longe da força do mal.

A Associação das Mulheres Cristãs celebrou, recentemente, 5 anos de trabalho e vida. O grupo foi fundado e é composto por mulheres que se reúnem visando somar esforços e aumentar ações solidárias. Com o objetivo de ajudar o próximo, elas apoiam e incentivam instituições que prestam serviço à sociedade.

Fonte: arcauniversal

"Se Liga 16" Piauí resgata jovens

Grupo da IURD leva perspectiva de vida às pessoas


Da Redação / Foto: Divulgação
redacao@arcauniversal.com

Recentemente, os membros do grupo “Se Liga 16” de Piauí, projeto da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), percorreram a capital, Teresina, com o objetivo de ajudar o jovem Leandro Santos de Souza, de 23 anos, a resgatar sua cidadania. Ele, que chegou à cidade devido a problemas relacionados ao tráfico de drogas, saiu de um lar desestruturado, onde teve o exemplo dos pais, também usuários de entorpecentes, e da irmã, envolvida no mundo da prostituição.

“Quando desembarquei no Terminal Rodoviário de Teresina não conhecia ninguém. Conversei com um moto-taxista sobre minha situação e ele se dispôs a me deixar na porta da igreja. Foi nesse momento que conheci algumas pessoas do grupo Força Jovem do Piauí (FJP) e também do Se Liga 16. Assim que eles perceberam que eu realmente queria uma mudança, eles se dispuseram a me ajudar”, conta Leandro.

Segundo o garoto, que só possuía a certidão de nascimento, por meio do auxílio dos membros voluntários da IURD, ele pôde tirar também a Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e ainda realizou alguns exames para avaliar seu estado de saúde. Além disso, Leandro teve seus dados cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Graças ao trabalho do Força Jovem, assim como Leandro, cresce a cada dia o número de jovens que procuram a igreja, e os que são resgatados por meio de campanhas, com a intenção de ter uma nova perspectiva de vida. A partir dos seus documentos, agora o jovem pode ingressar uma vida longe do crime.

Sobre o Se Liga 16

O projeto Se Liga 16, do grupo Força Jovem Brasil (FJB), tem como principal objetivo levar aos adolescentes, acima de 16 anos de idade, e também a adultos, o conhecimento de seus direitos como consumidor, informações sobre leis trabalhistas, direitos humanos e deveres como cidadãos brasileiros.

Além da emissão de documentos e palestras, o projeto também faz trabalhos sociais como visitas em orfanato e asilos; limpezas em praças, escolas e vias públicas e arrecadação de donativos para doação.

Fonte: arcauniversal

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dica #5: Pergunte-se sempre isto

Pastor de outra denominação ajuda na construção do Templo de Salomão

Exemplo de Fé

Batismo no presídio de Araraquara

Mulheres esperam em Deus uma nova oportunidade de mudar de vida

Sérgio Santana / Fotos: Cedidas
sergio.santana@arcauniversal.com

Estar na condição de preso por algum delito cometido, às vezes não é sinônimo de arrependimento; pelo contrário, é o local ideal para repensar no plano que deu errado. Um roubo, um assalto à mão armada, pequenos furtos, tráfico, enfim. A criminalidade tem levado homens e, principalmente mulheres, muitas delas casadas ou com filhos pequenos, a entrar nesse caminho julgado pela própria sociedade como "caminho sem volta".

E quem quer saber dessas pessoas? Que tipo de ajuda recebem para tornar-se um indivíduo considerado "correto" à sociedade? Qual apoio psicológico recebem os familiares para saberem lidar com essa realidade?

Pensando no auxílio espiritual, voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) levam a detentos e a seus familiares a fé, que tem papel fundamental para a transformação de uma pessoa que se encontra em qualquer situação difícil e necessitam de uma oportunidade para mudar de vida.

 O trabalho

Aproximadamente a 270 km da capital paulista, um exemplo comprova isso tudo. A Cadeia Feminina de Santa Ernestina em Araraquara, no interior de São Paulo, recebe, às terças-feiras, obreiras que fazem a diferença na Delegacia de Polícia da cidade. O lugar provisório para receber detentas, tem capacidade para 20 mulheres, mas abriga hoje além do dobro.

Essas mulheres convivem com o aperto e a sujeira diariamente e contam com a ajuda das voluntárias que se dispõem uma vez por semana para levar produtos de higiene pessoal e limpeza, na tentativa de deixar o local, considerado a "casa" delas, com um aspecto melhor.

Além disso, uma vez por mês elas levam roupas limpas e agasalhos, que são entregues para as presas mais carentes e que não recebem visitas (muitas que estão lá são de outras cidades e até estados).

A cada encontro, elas são convidadas a participar de uma oração e ler a Bíblia, a fim de receberem de Deus  conforto para o coração e um pouco de alívio para a saudade de casa.

A recompensa
Durante esses encontros, foi realizado o batismo para aquelas que estavam arrependidas e aceitaram a Jesus como seu Único Senhor. Foi colocada uma piscina com água e o pastor Fabio Torres foi até o local para batizá-las. Proibidas de terem algum tipo de contato com as voluntárias, essas mulheres esperam em Deus uma nova oportunidade de mudar de vida e diminuir os dias que passam recolhidas.

Na saída das águas, sepultam a velha criatura e nascem para uma nova vida em aliança com Deus, prometendo que vão buscá-LO em primeiro lugar. Ao final, cada uma delas recebeu o livro "Nos passos de Jesus", do bispo Edir Macedo.

Fonte: arcauniversal

Você crê?

Por que muitos creem, mas poucos recebem?


Por Sabrina Marques/Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com

Por que existem dois tipos de pessoas dentro das igrejas? Esta foi a pergunta feita pelo bispo Edir Macedo durante a mensagem de fé transmitida para os internautas da IURD TV e ouvintes da Rede Aleluia, nesta última terça-feira (24).

"Dentro das igrejas existem dois tipos de pessoas: as que creem e também veem os resultados e aquelas que creem e não veem resultados. Mas, por que isto acontece? Qual o tipo de crença que faz a diferença? Por que muitos recebem e a maioria não?

Existe a crença prática e a não prática. Quem pratica obedece, toma uma atitude, é arrojado. Podemos considerar o povo da igreja Universal assim: um povo valente, que pode ser considerado a décima-terceira tribo de Israel; porque, além de crer na prática, também age e toma uma atitude de fé.

A outra crença está associada às forças do mal, pois na citação bíblica do livro de Tiago, diz: "Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem." Tiago 2.19

A fé é como a ação e as obras como o resultado, causa e efeito. A fé é a causa e as obras são o efeito. Tem muita gente que diz que tem fé, mas não tem obras; porém, na realidade, não tem fé porque não crê, e é por isso que muitas pessoas estão falidas, caídos e prostradas; porque, teoricamente, elas creem em Deus, mas não obedecem a Sua Palavra e, consequentemente, a fé se torna infrutífera.

Se a fé for teórica não funciona, tem que haver uma atitude, por isso existe o sacrifício. Este ato obriga Deus a abençoar as pessoas. Aprenda a praticar a fé, tome uma atitude e tenha coragem; do contrário, ela não vai servir para nada", explica.

Fonte: arcauniversal

terça-feira, 24 de julho de 2012

Universidade da Fé - 23/07/2012 - Bispo Macedo

Dica #6: A (in)suportável essência do ser

Dica #7: O carro na frente dos bois

The Love School in London

Lançamento do livro Casamento Blindado

Milhares de pessoas compareceram à tarde de autógrafos na capital paulista


Por Sabrina Marques/Fotos Demétrio Koch e André Moura
sabrina.marques@arcauniversal.com

Na última década, o índice de divórcios no Brasil aumentou, passando de 1,7% em 2000 para 3,1% em 2010, como indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também registrou um aumento significativo no número de uniões consensuais.

Foi observando a falta de união entre os casais e a grande necessidade de que os mesmos aprendam a viver em harmonia e amor, que os apresentadores do programa "The Love School", exibido aos sábados pela Rede Record, Renato e Cristiane Cardoso, decidiram contar as experiências adquiridas ao longo de 21 anos de união, dando conselhos por meio de cursos e agora também do livro "Casamento Blindado - O seu casamento à prova de divórcio".

O livro já foi lançado em Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e neste último sábado (21) foi a vez da capital paulista receber os professores da Escola do Amor. Inúmeras pessoas formaram uma enorme fila na livraria Cultura, situada na Avenida Paulista, a mais famosa do estado de São Paulo, para conseguir um autógrafo dos autores. A obra já vendeu milhares de exemplares em todo o País e está entre os dez livros de autoajuda mais vendidos das livrarias Cultura.

Como tratar o parceiro

Casados há 9 meses, Diogo Santos Gomes, de 27 anos, e sua esposa, Alani Aline Freitas Gomes, de 24 (foto acima), chegaram cedo ao evento para receber os autógrafos.

"O livro Casamento Blindado é um manual do casamento, ele tem tudo que precisamos; vamos aprender como tratar melhor um ao outro", disse Diogo.

O valor do matrimônio

Apresentadores, jornalistas e outros famosos como Janine Borba, Celso Freitas, Fábio Arruda, Talita Oliveira, Ester Góes, Tina Roma e Nathalia Guimarães também compareceram para prestigiar o lançamento do livro.
Entre eles, o jornalista Celso Cavalini (foto ao lado) que está em um relacionamento há 8 meses.

"Somente pelo título podemos ver que existem pessoas que ainda valorizam a instituição casamento. Eu sei que vai me ajudar muito a aprender a ter tolerância e, principalmente, amor", ressaltou.
Assista ao vídeo do lançamento do livro em São Paulo:


Campinas


Na cidade do interior paulista, o sucesso também foi grande. Cerca de 1,5 mil pessoas compareceram à livraria Cultura do shopping Iguatemi, na última terça-feira (17), para prestigiar o evento.

Curitiba

O estado do Paraná também recebeu os autores do livro. Centenas de pessoas compareceram para a tarde de autógrafos do lançamento do livro, que foi um sucesso tanto para casados como para solteiros. O público da terceira idade também não ficou de fora. Confira no vídeo abaixo um pedacinho do que ocorreu por lá:



Fonte: arcauniversal

Força Jovem Pernambuco realiza passeata contra as drogas

Juventude vai às ruas e leva prevenção e conscientização quanto ao uso de entorpecentes

Da redação 

Representantes do grupo Força Jovem (FJ) Jordão, em Pernambuco, realizaram, recentemente, umacaminhada contra o uso das drogas. Uniformizados, os jovens saíram da Avenida Rio Xingu, e caminharam em direção à Praça Sesquicentenário, no bairro Jordão Baixo. Na oportunidade, a bandeira de alerta contra o crack foi erguida, como forma de protesto contra a devastação desta droga.

Durante o percurso, muitas pessoas observavam atentas o movimento, entre elas estava Ivanilda do Nascimento, 63 anos, que elogiou a campanha "Crack, tire esta pedra do caminho".

"Todos deveriam fazer algo para ajudar a combater essa droga que está acabando com muitas vidas. É importante que as pessoas que são viciadas nessa substância acreditem que vão sair dessa situação. Existe solução", disse. 

Devido aos avanços contínuos das drogas na sociedade, os jovens levantaram cartazes de alerta, e em uma só voz, todos cantaram versões de músicas populares, que foram adaptadas para transmitir uma mensagem de combate às drogas.

Camila Gabriely, responsável pelo Força Jovem no Ibura,  afirma que o objetivo da ação foi despertar a população para o problema do crack, que vem crescendo a cada dia.  "Nós temos que trabalhar ainda mais, pois estamos vendo, infelizmente, que a nossa sociedade precisa muito desse trabalho. Sabemos que nem todo usuário de drogas se identifica como tal, por isso torna-se muito difícil levar ajuda até essas pessoas que sofrem. Os jovens se colocam à disposição da sociedade para levar consciência", diz Camila. 

Tal consciência pode ser vista também em todo o Brasil. Recentemente, mais de 600 jovens em São Paulo participaram do evento "Um minuto contra o crack". Durante a ação realizada na Avenida Paulista, os jovens sentaram-se em frente ao Museu de Artes de São Paulo (MASP) e escreveram em cartazes os nomes das drogas que já usaram e o tempo que já estão livres delas. E em apenas um minuto de absoluto silêncio, centenas de pessoas receberam a mensagem de libertação do FJ: que a Dose mais Forte na vida de qualquer pessoa é o Senhor Jesus.

Fonte: arcauniversal

A fé sem obras é morta

A pessoa que está agindo a fé tem vida, floresce; é como uma planta viçosa


Da redação/ Fotos: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
Na última segunda-feira (23), o bispo Macedo, em mensagem transmitida pela IURDTV e retransmitida pela Rede Aleluia, falou acerca da fé e da sua manifestação.

Para o bispo, o sustento da obra de Deus vem do povo, e explica o motivo: “A fé que Deus tem nos dado é diferente, é arrojada, e em qualquer lugar onde você visita essa “universidade da fé” (IURD), o espírito é um só. Todos trabalham num só espírito, numa só fé, num só coração”.

Ele disse também que a fé não fica na base da teoria: “Essa qualidade de fé que temos é diferente. Porque fé, todo o mundo diz que tem. É como a Bíblia diz: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Tiago 2.19-20

O bispo explicou que muitas pessoas creem em Deus, mas não tomam uma atitude. Diferentemente de Abraão, que não teve uma fé teórica, mas uma fé acompanhada de atitude. Ler Tiago 2.21-22

“A nossa fé é tão incompreensível para o mundo, que quando não age com obras é considerada morta; é como um defunto. As pessoas que têm obras acompanhadas de fé têm vida. Como uma mulher grávida, que fica mais bonita, sua fisionomia se transforma, porque está dando vida. A pessoa que está agindo a fé tem vida, floresce; é como uma planta viçosa, porque está agindo uma crença num Deus invisível e infinito. Porém, o contrário acontece quando a pessoa tem fé, mas não age essa fé; essa pessoa é morta, é como o defunto: o corpo está perfeito, mas não tem espírito”, destacou. 

Fonte: arcauniversal

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Caravana do Resgate na África do Sul

Reunião oferece uma proposta de Deus: Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal

Da Redação / Fotos: IURD África do Sul
redacao@arcauniversal.com
 

A Caravana do Resgate visitou a África do Sul neste mês de julho e realizou reunião ministrada pelo bispo Sérgio Correia, responsável pelos obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no mundo.

O evento, que ocorreu no Cenáculo do Espírito Santo sede de Joanesburgo,  foi direcionada para os afastados, para quem está fora da Casa de Deus literalmente, e que já tenha sido obreiro, auxiliar, pastor ou bispo, e hoje se encontra longe, física e espiritualmente. Também, para as ‘dracmas’ perdidas, aqueles que estão dentro de casa, mas longe de Deus, que está afastado da presença dEle por causa do pecado.

O bispo Sérgio Correia falou sobre a proposta que Deus veio oferecer aos fiéis ali presentes. “A Bíblia diz assim: ‘Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal’ (Deuterônimo 30: 15). Em outras palavras, a vida e o céu, a morte e o inferno”, afirmou.

Ele ainda reforçou que os fiéis têm que fazer uma escolha. “Onde está escrito o seu nome? No livro da vida ou no chão, que serve para nós pisarmos? A pessoa que se afasta do Senhor Jesus será pisada pelos homens e pelo diabo”, disse, completando com o versículo abaixo.

“Ó Senhor, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; o nome dos que se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas”. Jeremias 17: 13

Vida eterna, morte eterna

Durante a reunião, o bispo afirmou que quem está dentro da igreja, mas está afastado, corre risco de vida espiritual, porque a misericórdia e o perdão de Deus têm data de validade, até a hora da morte. “Se a pessoa não aceita se voltar para Jesus durante a vida, e acaba morrendo sem o perdão e a misericórdia, ela passa a ter a mesma condição do diabo, que não tem mais salvação, ao lado do fogo e do enxofre, para sempre”, constatou.

Ao final, centenas se levantaram e foram para frente do altar. A pedido do bispo, fizeram alguns minutos de silêncio para que o Espírito Santo pudesse vir sobre eles e arrancar o mal que os havia afastado da presença de Deus. Em seguida, uma oração foi feita abençoando os obreiros e todos os presentes.

Fonte: arcauniversal

Você conhece o trabalho da TF Teen?

Turminha da Fé tem o objetivo de formar, conscientizar e apoiar os adolescentes da IURD em todo o mundo


A Turma da Fé Teen (TF Teen) é um grupo que reúne adolescentes, entre 11 e 14 anos, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). O movimento surgiu na Escola Bíblica Infanto-juvenil (EBI) e já conta com mais 100 mil integrantes no Brasil.

A TF Teen também está presente em outros países, como Portugal, Inglaterra, Paraguai e Argentina, sempre com o intuito de formar, conscientizar e apoiar os adolescentes.

O trabalho é coordenado pela EBI, por meio de atividades cotidianas. Os integrantes praticam esportes, cantam, dançam, encenam peças teatrais, estudam a Bíblia, desenvolvem ações sociais, entre outras tarefas.
No TF Teen, os adolescentes aprendem como praticar a fé e, com o slogan “Aki soh falta vc!”, eles procuram mostrar como é possível servir a Deus sem ser careta.

TransFormados

“TransFormados” é um projeto do grupo voltado aos adolescentes que têm a mente transformada por meio do Evangelho. Eles recebem conselhos e são atendidos pelos educadores, a fim de estimular o envolvimento deles com a Palavra de Deus.

Os "TransFormados" são escolhidos por pastores das Igrejas, que instituem e orientam os candidatos, explicando como devem proceder para fazer parte do grupo.

Como a Internet é uma das principais ferramentas para alcançar os jovens hoje em dia, ela é bastante utilizada pelo TF Teen como instrumento de orientação. Periodicamente, o bispo Sérgio Correia grava videoaulas com mensagens especiais voltadas aos "TransFormados".

Juntos contra o bullying

O TF Teen também desenvolve diversas atividades esportivas, culturais e educativas com o objetivo de combater a prática do bullying. Todas as ações fazem parte da campanha “Juntos contra o Bullying”, apoiada por vários artistas e apresentadores, como Eduardo Guedes, Chris Flores, Gianne Albertoni, Celso Zucatelli, Ana Hickmann e Rodrigo Faro.

Também apoiam a campanha os comediantes Marcos Mion, Mionzinho e Felipe Solari, além dos protagonistas da novela Rebeldes.

Redes sociais

Veja também

O TF Teen está presente nas principais redes sociais: Facebook, Twitter e Orkut. Em um ano, os canais oficiais da turminha já somaram mais de meio milhão de acessos, oriundos de mais de 100 países, entre eles o Japão, Moçambique, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Kuwait.

No portal do grupo, é disponibilizado todo material dos projetos desenvolvidos, além de reportagens sobre saúde, qualidade de vida, conselhos espirituais e as principais notícias do que acontece pelo TF Teen Brasil.

Uma das seções mais acessadas do site é o “Quarto de menina”. Nela, as adolescentes recebem dicas de como se maquiar, se vestir, pintar as unhas e cuidar da saúde. Elas também tiram dúvidas sobre como associar a fé com a vaidade da adolescência.

Conecteen

O Conecteen é uma agência de comunicação do TF Teen. Formada pelos próprios adolescentes de forma voluntária, o canal registra e divulga as atividades que acontecem no grupo em todo o Brasil.

Seja um campeonato de futebol, uma festa, uma peça de teatro ou, até mesmo, uma reunião especial, tudo é gravado ou fotografado. Depois, o material é encaminhado para ser publicado no blog do TF Teen do estado em que o conecteen pertence.

Se você tem entre 11 e 14 anos, participe do grupo e faça a diferença, mostrando a luz de Jesus em sua vida.

Fonte: arcauniversal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG