terça-feira, 16 de outubro de 2012

TF Teen Brasil mobiliza adolescentes contra o bullying


Ação visa combater esse mal por meio de atividades culturais e educacionais


Da Redação/ Fotos: TF Teen
redacao@arcauniversal.com

O grupo de adolescentes da Igreja Universal do Reino de Deus, o TF Teen, desenvolveu recentemente a campanha “Juntos contra o bullying”. A ação visa combater esse mal por meio de atividades de dança, música, esporte, teatro, entre outros projetos culturais e educacionais.

A campanha também já é lei municipal na capital paulista e em Porto Alegre, e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades que combatam a prática do bullying, que vem se tornado cada vez mais comum entre os adolescentes.

Entre os dias 22 e 30 de setembro, eventos em todo o País reuniram mais de 100 mil adolescentes da IURD, na faixa etária dos 11 aos 14 anos de idade.

A palavra bullying tem origem do inglês, da expressão bully, que significa valentão, brigão. O termo é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidas, praticadas com o objetivo de intimidar ou agredir um indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender.

Em São Paulo, as unidades do TF Teen na zona leste da capital, realizaram um flash mob (ação inusitada, previamente combinada, realizada por um grupo de pessoas) no Parque Ecológico do Tietê. No local, cerca de 100 jovens formaram a frase “TF Juntos Contra o Bullying”.

Pessoas que passeavam pelo parque pararam para observar a movimentação e aplaudiram a iniciativa.
Segundo o conselheiro do TF Teen, Luciano Nascimento, mais de 200 integrantes do grupo participaram de um passeio ciclístico no Parque Villa Lobos, na zona oeste da cidade.

Atividades esportivas também foram destaques no Parque Santo Dias, localizado no bairro de Capão Redondo. Lá, os adolescentes jogaram vôlei, futebol, basquete e caminharam por trilhas.

“Também contamos com a apresentação de uma peça de teatro sobre o tema, que ilustrou de modo lúdico e explicativo a nossa luta contra essa prática”, conta Nascimento.

Para Anderson Santos, responsável pelo grupo da Vila Missionária, estes eventos são importantes, pois despertam os adolescentes, levando-os a refletir nas consequências negativas para quem sofre com o bullying.

Em outros pontos da capital paulista, várias ações também reuniram centenas de jovens, como em Centros Educacionais Unificados (CEU’s), escolas, praças e centros poliesportivos.

Na cidade de Itu, no interior de São Paulo, o TF Teen fez um trabalho nos semáforos para sensibilizar os motoristas quanto à importância de orientar crianças e adolescentes sobre os malefícios causados pelo bullying.

Na Bahia, uma caminhada com mais de 100 pessoas à beira mar fez um alerta contra o bullying. Um dos jovens participantes, Mario, conta que sempre foi ridicularizado pelos amigos por causa de uma leve deficiência nas pernas.

Ele afirma que, depois de começar a participar dos encontros do TF Teen, encontrou o apoio que precisava para encarar as brincadeiras de mau gosto dos amigos.

“Hoje, isso não me incomoda mais. Não tenho nem como agradecer tudo o que recebi no TF Teen”, ressalta. 

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG