quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Como lidar com a mulher na TPM?


Bispo Adilson Silva fala sobre o comportamento das mulheres e da melhor maneira de driblar situações indesejadas


Por Débora Ferreira / Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
Normalmente, o homem não consegue entender a parceira ou qualquer outra mulher que esteja por perto em uma das fases mais difíceis do mês para elas, a tensão pré-mestrual, famosa TPM. Durante esse período, que antecede a menstruação, é possível perceber mais de 100 sintomas na mulher: ela fica irritada com facilidade, explosiva, sensível, com dificuldade de concentração, inchaço, cólica, dores de cabeça, entre outras alterações. Assim, a primeira coisa que os homens devem saber é que qualquer incômodo relacionado não é frescura feminina, mas sim uma transformação hormonal.

Diante dessa situação, o papel do cônjuge é extremamente importante, já que as possíveis brigas podem prejudicar a relação a dois. Ele deve ter paciência. “Há aquelas que choram e nem sabem o motivo, que brigam com a própria sombra. Tratam-se de dias difíceis”, comenta o apresentador do programa The Love School - A Escola do Amor (www.iurdtv.com), bispo Adilson Silva. De acordo com a esposa dele, Rosana Silva, essa é a pior fase do mês, pois é inevitável que aconteçam os sintomas. Mas não é preciso descontar em todos ao redor suas intolerâncias.

“No início do casamento, eu o acordava durante a noite para dizer que estava com cólicas, esperando que ele fosse me fazer massagem, carinho e buscar remédio. Ele simplesmente se mexia e pedia para eu virar para o lado que iria passar”, lembra Rosana. Segundo ela, hoje, com 19 anos de união, já existe a transformação. “Agora ele levanta, faz a massagem e cuida de mim direitinho”, conta.

De acordo com o bispo, não há receita em um momento desses, o melhor é ter paciência. Conforme a convivivência adquire-se experiência e maturidade para lidar com o dia a dia. “Se possível, ofereça um chocolate, ele contém serotonina, responsável por aumentar as sensações de prazer. Mas não diga que ela vai engordar, esse é o pior erro. Além disso, evite mencionar que a mulher está nos dias críticos, trate sua parceira da maneira mais afetuosa possível”, explica.

Às vezes, por conta do nervosismo e impulsividade, as mulheres falam sem intenção. Mas é claro que não se pode falar tudo o que quer e não ser sutilmente repreendida pelo companheiro. O interessante é conversar no mesmo momento ou até esperar pouco tempo depois. O homem sabe que a mulher está mais sensível, mas ela também sabe.

Rosana sugere também que em períodos mais críticos a mulher tome um chá que possa acalmar, procure um lugar para relaxar e ter mais controle sobre as ações. “Se a situação fugir do controle e, passando o período menstrual, continuar, o ideal é procurar um especialista. Não tem como ter TPM durante 30 dias.”

A flor da pele

“Sempre fui muito nervosa, quando solteira, meus pais sofriam com minhas oscilações de humor e evitavam muito contato. Após o casamento, até pelo fato da minha casa ser muito pequena, tínhamos que resolver as pendências do dia, organizar as tarefas do dia seguinte e havia momentos em que tudo o que eu mais queria era exteriorizar minhas irritações e não conseguia me controlar”, comenta a contadora Luciana Milozzi, de 30 anos.

Segundo ela, no começo o marido ficou assustado, pois, por não conviverem quando solteirosa cada minuto, na fase da TPM não sabia como agir. Tempos depois, ele já entrou em outra etapa e não aguentava mais ficar calado, e os dois acabavam discutindo por motivos banais, como a pasta de dentes que não era fechada corretamente, a falta de organização das roupas e até por demorar muito no banho. “A relação só foi se desgastando, até que em um dia em que estávamos muito bem, ele me perguntou qual seria a melhor maneira de agir”, lembra.

A partir daquele momento houve a transformação, pois o casal se preocupou em preservar a união. “Sugeri que ele dosasse qualquer ação, que não fosse seco e nem pegajoso, que fosse paciente, e assim aconteceu. Eu também aprendi, observando o jeito dele, que não importava como tinha sido meu dia, meu grau de irritação, ele não deveria ser alvo das minhas ignorâncias. Hoje, apesar de alguns deslizes, tudo acontece de uma forma melhor”, finaliza Luciana.

Dicas para uma boa convivência

- Durante a TPM, naturalmente a mulher fica fragilizada, por isso, nada de fazer críticas ou piadas que possam de alguma forma ofender;

- Procure estar presente e ao lado dela, isso a tranquilizará. Esforce-se, mesmo que cansado, para ir a um evento ou assistir ao filme que ela tanto quer;

- Por mais que algo lhe desagrade, não demonstre irritação, respire fundo e haja com naturalidade. Com calma, sugira mudanças;

- Caso a sua parceira peça para comprar ou buscar algo, se restrinja a fazer apenas isso e não questione ou coloque empecilho;

- Se ela sugerir que vocês discutam sobre algo e resolvam alguma pendência, ache uma maneira de adiar esse papo, normalmente surge uma briga em momentos assim;

Terapia do Amor

Para melhorar a sua vida sentimental, todas as quintas-feiras, na Igreja Universal, acontece a Terapia do Amor. Durante os encontros, os palestrantes explicam, entre outras coisas, que para ser feliz é necessário que algumas regras sejam estabelecidas dentro do relacionamento. Se você é solteiro, casado ou separado poderá encontrar nessas reuniões a direção ideal.

Confira abaixo o testemunho de quem alcançou a felicidade no amor e aprendeu a ter cumplicidade no relacionamento a dois: 


Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG