segunda-feira, 30 de julho de 2012

Grupo Força Jovem Brasil capacita jovens

Formandos recebem diplomas dos cursos de Libras e inglês


Sérgio Santana / Fotos: FJB
sergio.santana@arcauniversal.com

O grupo Força Jovem Brasil (FJB) formou mais uma turma do curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e inglês no estado de São Paulo. Juntamente com o projeto "Jovem Nota 10", os alunos receberam o certificado pela participação nas aulas durante o período de três meses.

Na entrega dos diplomas, realizado na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), do bairro do Brás, na capital paulista, o pastor responsável pelo trabalho, comentou o evento. "Primeiramente é um prazer estar aqui com vocês formandos da turma de libras e da turma de inglês. A gente sabe que a turma começou com um grupo muito maior... [mas], vocês foram persistentes, insistiram, porque eu tenho certeza absoluta que trazem no coração o desejo de ajudar o próximo", afirmou o pastor Diego Madeira.

O Curso

As aulas gratuitas e ministradas por voluntários que se dispõem a compartilhar o que aprenderam para ajudar de alguma forma quem precisa tem duração de três meses, com uma aula semanal. Esta é a quarta turma formada pelo Grupo Força Jovem e o Projeto Jovem Nota 10. Os alunos, em sua maioria da área de pedagogia, podem utilizar as aulas como atividade complementar em parceria com universidades. Além de contribuir na formação acadêmica, o curso visa à necessidade de auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência auditiva.

No encerramento, os alunos puseram em prática o que aprenderam e fizeram uma apresentação musical em forma de sinais. Em seguida, uma homenagem para a professora Marcela de Oliveira.

Confira o vídeo:



Aprendendo para ensinar

Para a formanda Damares de Freitas, será de grande utilidade o que aprendeu, pois, como trabalha com público infantil, acredita que será importante saber lidar com os especiais. "Eu vou usar no meu serviço, porque eu trabalho em creche com crianças, estou ensinando meus filhos e este curso, para mim, foi um sonho, porque não tinha condições", relata.

O professor de inglês José Almeida, que também é voluntário no projeto, fala da necessidade de uma segunda língua para a capacitação profissional, ligando aos acontecimentos esportivos que o Brasil terá nos próximos anos: "Aqui no Brasil haverá três eventos grandes, então eu acho que um tradutor, pelo menos com o básico, é melhor para se locomover e orientar o pessoal que vai chegar aqui no nosso País."

Dedicação

O amor às almas e a vontade de ser solidário ao próximo não impede que a jovem professora Marcela de Oliveira se desloque todos os sábados de Santana do Paranaíba, região metropolitana de São Paulo, para o bairro do Brás, onde o curso é realizado.

Para ela, querer ajudar o próximo não há distância, basta ter vontade. O projeto, que conta com sua participação desde o início em 2010, foi responsável pela formação das quatro turmas de intérpretes e no próximo semestre dará início à quinta classe. "Procurei o pastor responsável pelo grupo Força Jovem e disse a ele que gostaria de contribuir com o conhecimento que adquiri. Daí surgiu a ideia da criação do curso de linguagem de sinais, que só existia no Rio de Janeiro. Foi quando ele me falou que o curso se encaixaria dentro do Projeto Jovem Nota 10 e está indo para sua quinta capacitação", conta.

Voluntariado

A capacitação no curso de libras proporcionou aos alunos a expansão do aprendizado. O ex-aluno e agora também voluntário no projeto, Tiago Correia (20), diz que não tinha dimensão da ajuda que a linguagem de sinais pode proporcionar às pessoas que dependem desse trabalho. "Iniciei no curso de libras não possuindo conhecimento algum e tampouco sabia a quantidade de deficientes que existia. Vi a importância de saber falar com pessoas que não têm a atenção merecida do mundo (...) fiquei quatro meses participando das aulas e consegui meu diploma.Terminei meu curso e ainda continuei como voluntário na turma formada recentemente, e agora fui chamado para dar aulas na IURD de Itaquera", finaliza.

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG