domingo, 13 de maio de 2012

Dúvida: o principal inimigo da fé

O verdadeiro cristão é cheio confiança


Por bispo Edir Macedo
redacao@arcauniversal.com



Creio que o único caminho a tomar para contrapor ao diabo e destituí-lo da nossa vida é resistir a todas as dúvidas que porventura estejam no coração promovendo sentimentos falsos e enganadores. Esses sentimentos não são gratuitos. Existem espíritos imundos que tomam posse e controlam os corações das pessoas que ainda não tiveram um verdadeiro encontro com o Senhor Jesus, enganando seus sentidos e arruinando suas vidas. No caso dos cristãos, esses espíritos podem também semear a dúvida promovendo a incerteza e a fraqueza, entretanto, o Espírito Santo dá condições para que resistam e sejam vencedores.

É possível, por exemplo, que o meu coração, enganado, não me deixe crer totalmente que estou curado pelas pisaduras do Senhor Jesus, mesmo que pela razão, na minha mente, eu concorde com isso. Posso, por intermédio da Palavra de Deus, me convencer dessa verdade, mas, lá no fundo do coração, cultivar a dúvida sobre aquilo que li ou aprendi. O que devo fazer?

Para resistir ao sentimento de dúvida que há no meu coração, devo tomar atitudes que contradizem os sentimentos enganosos do meu coração. Devo aprender a contrariar, literalmente, os sentimentos do coração a fim de que a minha fé seja exercitada e colocada em ação. Se o coração me diz algo que produza dúvidas em relação a minha fé, então, devo resistir às dúvidas e agir pela fé. Se me acostumo a tomar atitudes contrárias às dúvidas, receios, temores ou quaisquer outros sentimentos provenientes do coração, contrários à Palavra de Deus, então eu estarei me acostumando a viver pela fé.

É muito fácil se colocar como "amigo de Jó" e dizer a uma pessoa que está sofrendo: tenha fé em Deus. Para quem está sentindo a dor, nem sempre é fácil vencer os sentimentos do medo, que é filho da dúvida, e que se firma tão fortemente no coração.

Pode-se dar um passo de fé, agindo contrariamente ao que se sente, seguindo apenas a orientação da Palavra. Quando Deus vê esse esforço sobrenatural da pessoa para vencer a dúvida, então Ele enche o seu coração de fé, fortalecendo-a para que possa conquistar as vitórias.

A dúvida é tão importante para o diabo quanto a fé é para Deus, e o nosso inimigo sabe muito bem disso. Na tentação do Senhor Jesus, a primeira atitude diabólica foi tentar colocar dúvidas no seu coração. A primeira delas se referia à filiação divina:" Se és Filho de Deus...". A segunda, em relação à autoridade e o domínio de Deus sobre o mundo: "Dar-te-ei toda esta autoridade..." e a terceira, sobre o próprio poder do Senhor Jesus: "Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo..." (Lucas 4.1-13).

O diabo tem colocado dúvidas no coração e na mente das pessoas a fim de afastá-las de Deus. É interessante que mesmo diante das evidências, há pessoas que duvidam e atribuem as bênçãos e os milagres a condições que chegam a ser absurdas.

Por outro lado, o verdadeiro cristão, cheio de fé e confiança em Deus, crê sem necessidade de evidências. E isso significa se tornar como uma criança, pois estas, na pureza da sua fé, estão aptas para herdar o Reino de Deus.

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG