quinta-feira, 22 de março de 2012

Mulheres da IURD contra o câncer

Na África do Sul, grupo apoia pacientes e seus familiares, com amplo trabalho de orientação e melhoria da qualidade de vida

Da Redação
redacao@arcauniversal.com


It’s all about you (É tudo sobre você) é um grupo de suporte a pessoas com câncer e seus familiares criado pelo Women in Action (o WiA, Mulheres em Ação) da Igreja Universal do Reino de Deus da África do Sulem sua cidade mais populosa, Johanesburgo.

O grupo foi elaborado para ajudar pessoas acometidas pela doença, bem como seus familiares e amigos, a entender melhor ocâncer, administrar suas vidas durante o tratamento e a recuperação (alimentação correta, por exemplo), com o devido suporte emocional, tão necessário.

A ideia surgiu por causa de um triste fato: como os casos de câncer crescem assustadoramente, médios e enfermeiros não têm tempo suficiente para conversar com seus pacientes e esclarecer suas muitas dúvidas. Então o It’s all about you dá um apoio sem igual, melhorando a habilidade do paciente e da família em fazer questão da qualidade de vida durante o tratamento e a cura.


Entre os especialistas que falam ao público da IURD estão oncologistas (médicos especializados e tratamento de câncer), assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.

No primeiro encontro do grupo, Denise Bernstein, da Associação de Câncer da África do Sul – ela mesma sobrevivente da doença –, deixou bem claro que é importante ao paciente saber o que o câncer é e como age em seu corpo, o que ajuda muito a seguir com o tratamento e a expressar melhor o que se sente no período. Ela também deu outras dicas importantes:

- O câncer não é contagioso. É muito importante saber disso, pois o paciente percebe que não há necessidade de se isolar dos amigos e parentes, e vice-versa.

- É importante saber exatamente que tipo de câncer e pessoa tem, assim como seu tratamento e efeitos colaterais.

- Mesmo não sentindo fome, o paciente precisa comer de forma correta. Isso é muito importante para o organismo repor as células saudáveis.

- Os sentimentos precisam ser aberta e sinceramente discutidos, pois têm efeitos nos relacionamentos.

- Os resultados nem sempre são vistos logo nos primeiros meses de tratamento, mas o paciente não deve desanimar por causa disso. É essencial a eles e a seus próximos manter o otimismo e aproveitar a vida.

As equipes do WiA visitam a ala de oncologia do Hospital Charlotte Maxeke, em Johanesburgo, três vezes por semana, dando apoio a mulheres e crianças em tratamento. As voluntárias também visitam o hospital de Tygervalley, na Cidade do Cabo, e logo farão o mesmo trabalho no Steve Biko, em Pretória.


Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG