segunda-feira, 19 de março de 2012

Mulher V - Ela é disciplinada

Durante esta semana, publicaremos trechos do livro "Mulher V", de Cristiane Cardoso, para que sirvam para reflexão

Por Cristiane Cardoso (*)
redacao@arcauniversal.com


"É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas."

Provérbios 31:15

Não é fácil se levantar enquanto ainda é noite lá fora. Você sente que não é hora de se levantar, como se estivesse lutando contra o bom senso quando o travesseiro lhe abraça tão perfeitamente, o colchão confortavelmente se ajusta ao seu corpo, e o edredom lhe mantém tão quentinha... Mas, são seis da manhã e você sabe que, se não se levantar logo, as coisas não vão ficar prontas a tempo. Não importa se o quarto está frio ou se o seu corpo não quer começar o dia — a sua cabeça quer.

A Mulher V é disciplinada. Ela sabe que se não organizar o seu tempo adequadamente, as coisas vão ficar por fazer. É por isso que ela levanta cedo e não perde tempo com “boas” sensações passageiras. O seu corpo não controla o seu dia, e sim a sua mente.

A Mulher V de Provérbios 31 também tinha empregadas e poderia ter se dado ao luxo de dormir até tarde... Mas é interessante notar que, apesar de ter pessoas para providenciar o alimento para sua família, ela tomou para si essa responsabilidade. Era sua obrigação, dizia respeito a ela e, para que tudo desse certo, ela mesma tinha de fazer. Ela não preparava o alimento apenas para sua família, mas também para as suas empregadas. Que mulher incrível!

Tenho certeza de que ela sempre pensava: “Se você quer que uma coisa seja bem feita, faça você mesma.” As coisas nunca saem exatamente como queremos quando delegamos as nossas responsabilidades a outras pessoas. Isso é um fato. Mas você também não pode fazer tudo sozinha — isso também é um fato. E é aí que entra a disciplina.

O que é disciplina senão uma maneira de lidar com a vida de uma maneira mais organizada?

Lembre-se de como as coisas eram na escola. Havia o diretor, a diretoria, os professores, a sala dos professores, as salas de aula, o ginásio, a lanchonete e o pátio. Também havia um sino que servia para nos avisar quando uma aula iria começar ou quando teríamos um intervalo. Todo esse sistema foi criado para nos ensinar a ter disciplina desde criança. Tínhamos medo do diretor e evitávamos ser enviados a sua sala. Tínhamos de ver a sala dos professores como um território fora do nosso alcance, e nos contentávamos em brincar ou passear no pátio. Comíamos na lanchonete e não em sala de aula ou no ginásio, pois sabíamos que estes eram lugares para se terem aulas. Dávamos ouvidos aos professores por causa da posição que ocupavam acima de nós.

É assim que a disciplina funciona. Tudo está em seu devido lugar com um propósito. A Mulher V tinha empregadas para fazer as coisas que ela não podia, mas, ainda assim, era ela quem mantinha o controle de sua casa — ao contrário de muitas mães hoje em dia, que deixam seus filhos serem criados pela babá. Eu concordo plenamente que as babás sejam necessárias, mas... para criar seus filhos? Isso não é certo.

Você não precisa ficar em casa o dia todo para criar uma criança, mas o pouco tempo que você passa em casa deveria ser o suficiente para lhe dar amor, carinho, compreensão, importantes lições de vida, e tudo aquilo que faz parte de uma boa educação.

Quando uma mulher é disciplinada, ela sabe o que é importante em sua vida. Nada vem antes de suas prioridades. Lembro-me de uma mãe que veio até mim aos prantos por causa de um arrependimento que carregava por muitos anos. Era tarde demais para mudar a situação. Os filhos já haviam crescido e a odiavam pelas frustrações que ela havia despejado sobre eles durante as poucas horas do dia que passavam juntos quando eram crianças. Na época, ela pensava que estava lhes fazendo um favor ao trabalhar duro como mãe solteira, mas na verdade ela os estava afastando. Por um tempo, ela procurou um homem que pudesse lhes dar um pouco de estabilidade em casa, mas aqueles muitos relacionamentos só fizeram com que seus filhos ficassem ainda mais fartos dela.

Tudo o que ela precisava era disciplina. Ela poderia ter trabalhado duro e ser disciplinada em relação ao seu tempo. Ela poderia ter procurado um companheiro e, ao mesmo tempo, ser disciplinada. Ela poderia ter repreendido os seus filhos de maneira disciplinada.

Tudo na vida requer disciplina. Veja os animais, a natureza, e o próprio tempo. Por que nós não seguiríamos essa que é a regra mais básica da vida?



(*) Trecho do capítulo ”Ela é disciplinada", do livro “A mulher V – moderna, à moda antiga”, de Cristiane Cardoso

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG