terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Representantes de Israel no CCJ

Diretores do Museu de Israel e do Santuário do Livro visitam local onde está a maquete de Jerusalém, no Rio de Janeiro

Por Maurício Tambasco / Foto: José Célio
mauricio.tambasco@arcauniversal.com


Os argentinos diretores do Museu de Israel, Adolfo Roitman, e do Santuário do Livro em Jerusalém, Ariel Horovitz – que também é assessor acadêmico do Moriá International Center –, visitaram o Centro Cultural Jerusalém (CCJ),em Del Castilho, no Rio de Janeiro, no último dia 3 de fevereiro. Ambos gostaram muito do que viram e avisaram: pretendem voltar mais vezes ao local, sendo uma delas ainda este ano,em agosto. A historiadora Elaine Herrera e o administrador do CCJ, pastor Marcos Bordalo receberam os visitantes. 

A finalidade maior dessa visita foi estender parcerias culturais entre o Santuário do Livro em Jerusalém e o CCJ. Os cursos realizados no Rio e em Jerusalém dominaram os assuntos durante o encontro. Ariel Horovitz ainda colocou-se à disposição para eventuais envios de material de estudo e incentivo de intercâmbios. 

O professor Adolfo Roitman ficou entusiasmado com o material que viu no CCJ e considerou muito bem feita a maquete que representa a cidade de Jerusalém durante a época do Segundo Templo. Ele é o responsável pela maquete de Jerusalém no século 1, que se encontra em Israel. Além de conhecerem a maquete, de 736 metros quadrados, Horovitz e Roitman prestigiaram outras exposições temporárias, localizadas no mezanino do CCJ. 

Os visitantes consideraram o local um “amplo centro propagador de cultura, devido à diversidade de eventos culturais realizados”.  Eles parabenizaram a iniciativa do Centro de Pesquisas da Antiguidade do Rio de Janeiro (CPA/RJ) pela forma democrática de apresentar os resultados de suas pesquisas, um modelo aberto e disponível a todas as sociedades, do Brasil e do mundo. Eles gostaram, principalmente, da beleza estrutural; das réplicas encontradas e das informações sobre Israel, “um valioso patrimônio histórico”, segundo os visitantes. 

Na Terra Santa 

O Moriá International Center é uma instituição acadêmica privada e independente, que projeta e desenvolve programas de formação sobre temas relacionados à história, religião, sociedade israelense contemporânea e liderança. Sua localização é em Israel. O Moriá permite aos membros das comunidades judaicas e cristãs aprofundarem seus conhecimentos em benefício da suas instituições. 

E o Museu de Israel foi fundado em 1965 e está localizado na região central de Jerusalém. O então prefeito Teddy Kollek foi quem dirigiu todo o desenvolvimento do museu, que até os dias de hoje é um dos maiores do mundo em arqueologia bíblica, abrigando artefatos provenientes da África, América e Oceania.

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG