sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Voltar ao primeiro amor

Os apóstolos suportaram as provas por amor ao nome do Senhor Jesus e não se deixaram esmorecer

(*) Bispo João Batista
redacao@arcauniversal.com


No livro do Apocalipse, a revelação de Deus ao nosso Senhor Jesus para a igreja de Éfeso, através do Apóstolo João, é de repreensão e de exortação a voltar ao primeiro amor. O livro foi escrito numa época em que os cristãos estavam sendo ameaçados por Roma, para renunciarem a fé e aceitarem o culto ao imperador.

Éfeso era a maior cidade da Ásia e o centro da administração romana daquela província. Foi a residência do Apóstolo João, antes e após o seu exílio, na ilha de Patmos. Foi exatamente nessa cidade que o Apóstolo Paulo fundou a igreja, que se tornou o centro de evangelização para toda a província.

As obras de Éfeso eram o trabalho (nos esforços para vencer todos os falsos mestres com as suas apostasias, que distorciam a Palavra de Deus), e a paciência (na perseverança frente à oposição, tanto dos falsos mestres, quanto de outras fontes). Essa preocupação foi externada pelo Apóstolo Paulo a Timóteo. (1 Timóteo 1:3-7).

O erro básico dos efésios foi a perversão daquela que se constituía na sua principal virtude: Se opor aos falsos irmãos. Essa oposição os conduzia à repreensão e estabelecia uma dissensão dentro da igreja, o que fez com que eles abandonassem o primeiro amor.  Eles foram vencidos pelo tempo.

Observe que a igreja de Éfeso tinha obras, labor, perseverança, não suportava os homens maus, colocou a prova os falsos apóstolos, suportou provas por amor ao nome do Senhor Jesus, e não se deixou esmorecer, e ainda odiou as obras dos nicolaítas. Entretanto, a igreja abandonou o primeiro amor.

Os nicolaítas faziam parte de uma facção da igreja de Éfeso que acreditavam no Senhor Jesus, mas também admitiam os pecados da carne, pois alegavam que a carne iria desaparecer. Isso contraria a Palavra de Deus: "Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito das coisas do Espírito.” (Romanos 8:5).

A verdade é que o tempo tem sido o nosso grande vilão, e se constituído em um grande inimigo, ainda nos dias atuais. Quantos são os casais que, a exemplo da igreja de Éfeso, também têm abandonado o seu primeiro amor? Aquele amor, aquela atenção e carinho dedicados durante o período de lua de mel, e que deveriam naturalmente aumentar, mas, infelizmente, com o tempo foram se esfriando. Talvez os compromissos profissionais, a necessidade de reforçar o orçamento doméstico, os problemas do dia a dia, acabam esfriando as pessoas, entre si, e, principalmente de Deus. Isso é o princípio do fim!

Não há justificativa para a falta de tempo. Tempo é uma questão de opção!

Como fazer, então, para resolver o problema? Qual é a solução?

A única solução é o arrependimento e a volta ao primeiro amor.

A maioria das pessoas (muitas até mesmo dentro das igrejas) está mais preocupada com o sucesso pessoal, e a voz de Deus, muitas vezes, não tem encontrado o seu coração preparado, tal qual a boa terra é preparada para receber a semente e frutificar.

E você?  Se você fizer um exame sincero do seu interior, qual seria a sua avaliação pessoal?

Deus abençoe.



Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG