sábado, 24 de dezembro de 2011

40 anos de felicidade

Bispo Edir Macedo e sua esposa relatam o segredo para se ter um casamento duradouro e feliz

Por Tatiana Alves
redacao@arcauniversal.com


Como manter um casamento harmonioso? Essa é a pergunta que muitos casais se fazem quando se deparam com os problemas no dia a dia da vida conjugal. Durante o programa “The Love School”, desta sexta-feira (23), transmitido pela IURD TV, o bispo Edir Macedo e sua esposa Ester Bezerra, que comemoraram 40 anos de casados no último dia 18, falaram do segredo para uma união duradoura.

Respeito mútuo

Para o casal, que afirma ser bem diferente um do outro, o respeito é fundamental: “Ele respeita meu gosto e eu o dele”, ressalta dona Ester.

“Uma das coisas que mais odeio na vida é ser obrigado a fazer alguma coisa. Eu odeio isso! Por conta desse ódio que tenho de opressão, eu odeio oprimir, odeio impor a minha vontade”, acrescenta o bispo.

Ele conta que nunca impôs nada à esposa e ressalta que num relacionamento as atitudes devem ser espontâneas. “Se eu quero fazer algo para você, tenho de fazer por espontaneidade, se for obrigado, já me tira a paz. Então, porque eu sou assim, eu também exijo que as pessoas façam de acordo com vontade delas. Não obrigo nada a Ester e tampouco gosto que me obriguem a qualquer coisa”, ressalta.

“O segredo do relacionamento entre pessoas que se amam tem de haver essa conciliação; ela respeita minha vontade, eu respeito a dela. Problemas sempre tivemos, não existe casamento perfeito. Nós tivemos problemas, temos e vamos ter porque somos duas cabeças, duas mentes e dois corações”, acrescenta o bispo.

Benefícios da união duradoura

“Eu gosto de paz, eu sempre parti do seguinte princípio: eu era um problema, ela também; juntaram-se os dois problemas, então resolvemos todos eles. Grandes lições aprendemos e vamos nos acostumando um com o outro”, comenta o bispo.

Durante a atração, ele falou sobre o sacrifício que o casamento exige. “Sacrificando, mas também usufruindo desse sacrifício, tirando benefícios dele. Quando estamos juntos, temos paz, embora gostos diferentes, que isso fique bem claro, mas temos paz um com outro”, destaca.

“Quando casamos, eu era um problema e ela era outro, imagine se estivesse casado com ela e arranjasse outra pessoa, uma amante ou ela arranjasse? Então, eu teria mais um problema. Como eu iria ter paz, estar sossegado? Porque gosto de paz e nisto tenho alegria, tenho mais qualidade de vida e ela também. O ser humano é assim. Quando nós somos casados, quando há essa cumplicidade, se houver um terceiro, vai ter problema”, explica o bispo.

Sobre a terceira pessoa na relação, o bispo contou sobre a chegada de sua filha Cristiane. “Eu não queria filhos, pelo menos durante cinco anos, porque nas minhas condições, naquela época, não dava. Éramos só nós dois e estávamos muito bem. Sem querer, a Cristiane chegou e já entrou o terceiro elemento, aí começaram os problemas porque, como eu era infantil, apesar dos meus 27 anos, eu era muito infanto-juvenil, digamos assim, então ficou difícil”, diz.

Segredo do sucesso 

Para o bispo Edir Macedo, quando se tem uma união estruturada, é possível construir qualquer coisa. “Se nós temos um casamento sólido, temos condições de construir qualquer coisa, porque o casamento é a base da sociedade, são os fundamentos de uma casa. Se você está bem com a esposa, está bem consigo mesmo; se tem paz em casa, tem forças para ir lá fora e conquistar”, afirma.

“O homem sempre foi provedor, conquistador, caçador. Ele quem supria a necessidade da mulher. Então, se eu estivesse bem com minha esposa, estaria em condições de ir lá fora conquistar, vencer, sem ter maiores problemas. Ia depender das minhas forças. Uma esposa como auxiliar dá força para o homem. Então, eu via no referencial dos meus pais um lar, uma família, uma estrutura, uma célula saudável da sociedade, e essa célula foi estendida em nosso casamento”, enfatiza o bispo.

“Nós trabalhamos com a cabeça, não com o coração. Essa é a realidade, esse me parece ser o segredo do casamento. O segredo não é olhar beleza, juventude, virilidade, pois depois que a casa fica naquele ‘arroz com feijão’, toda aquela beleza, suntuosidade, glamour, acabam.”

O encontro

O bispo Macedo contou o que lhe chamou a atenção em sua esposa. “A Ester falava pouco, porque eu não gosto de mulher que fala muito, pode ser a mais linda do mundo, eu não aguento. Nunca tive ouvidos pacientes para ouvir. Ela me chamou atenção por isso; além da beleza, a achei uma moça espiritual, fervorosa, fiel na Igreja, vi que os pais eram bem casados e observei que era uma boa filha. Então, falei: ‘se ela é boa filha, ela vai ser boa esposa’. E como eu era um bom filho, também seria bom esposo. Tudo isso foi somando para que eu chegasse à conclusão. Realmente o dia que nos encontramos foi como se esperássemos um pelo outro há muito tempo”, revela o bispo.

“Isso tudo foi só uma coisa que chamou atenção, mas, depois, quando casamos, fomos acertando cada dia, um se adaptando ao outro em alguns aspectos”, conclui dona Ester.


Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG