segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Força Jovem é destaque no Parlamento de Recife, em Pernambuco

Seis vereadores jovens foram eleitos em reconhecimento aos trabalhos sociais desenvolvidos no estado

Por Waléria Almeida
redacao@arcauniversal.com


O Força Jovem Pernambuco ganhou destaque recentemente no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Das 37 vagas para o Parlamento Jovem do Recife, seis eleitos a vereadores são componentes do grupo da IURD, em reconhecimento aos trabalhos sociais desenvolvidos no estado. Cada um deles representarão segmentos de alguma instituição; no caso do Força Jovem, serão as equipes do “Se Liga 16”, “Dose Mais Forte”, “Cultura Jovem”, “Jovem Nota 10” e “PRB Jovem”. 

Priscila Prestes, participante do grupo, foi eleita presidente do parlamento para o mandato de um ano. Ela, que passa a ser a representante oficial do Força Jovem, terá como atribuição regular os trabalhos; presidir, abrir, suspender e encerrar a sessão; manter a ordem e fazer com que sejam respeitadas as regras estabelecidas; zelar para que os vereadores jovens possam agir com liberdade, dignidade, respeito e para que possam usufruir plenamente dos seus direitos como parlamentares. Pela primeira vez, em cinco edições, uma mulher estará à frente do cargo máximo da mesa diretora. 

Entre os ocupantes dos seis cargos da mesa diretora está o vereador jovem Jonathan Prates, que vai representar o PRB Jovem para o cargo de 3º vice-presidente. “Vamos desenvolver projetos e buscar ampliar a participação dos jovens, fazendo com que eles possam entender que a política é um instrumento fundamental para o desenvolvimento da sociedade e isso inclui a nossa juventude”, disse. 

O Parlamento é formado por 37 vereadores jovens com idades entre 16 e 29 anos, o mesmo número de parlamentares do Recife, conforme estabelecem as normas da entidade. Eles terão como meta aprender, pela vivência política, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. O objetivo principal do parlamento é levar aos jovens uma visão da democracia participativa. Renovado anualmente, o parlamento é constituído por estudantes a partir de um seminário realizado em dois dias. As reuniões irão acontecer uma vez por mês, tanto na Câmara Municipal do Recife, como nas comunidades. 

O primeiro vereador jovem do Recife, eleito em 2005, foi Almir Calazans, representante do Dose Mais Forte. Ele também esteve presente no seminário. “Foi uma experiência muito boa em minha vida. Aprendi a participar de movimentos políticos. A participação na vida política faz toda diferença na vida de um jovem.” 

O responsável pelo Força Jovem Pernambuco, pastor Júlio Cesar, ressaltou a importância do parlamento e o seu papel no desenvolvimento da política para a juventude. “O parlamento jovem é uma grande conquista, pois cada vereador jovem terá a oportunidade de criar projetos e leis que venham beneficiar os jovens para que os mesmos tenham uma qualidade de vida.” 

O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, regulado pelo Ato da Mesa nº 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. 

Confira a lista dos vereadores jovens eleitos no Recife: 

Priscila Prestes - Força Jovem - Eleita vereadora e presidente da Mesa Diretora do parlamento jovem do Recife; 

Michel Cunha - Cultura Jovem - Eleito vereador jovem do Recife; 

Saint Claer - Dose + Forte - Eleito vereador jovem do Recife; 

Ana Larissa Silva - Se liga 16 - Eleita vereadora jovem do Recife; 

Raphaela Heloise - Jovem Nota 10 - Eleita vereadora jovem do Recife; 

Jonathan Prates - PRB jovem - Eleito vereador e 3º vice-presidente jovem do Recife.

Fonte: arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG