quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Doar sangue não traz prejuízo a sua saúde

Força Jovem do Espírito Santo recebe orientação sobre a importância da doação de sangue

Da redação/ Colaboração:VPR Espírito Santo
redacao@arcauniversal.com


Pesquisa realizada, recentemente, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que de cada cinco pessoas,  uma precisará de sangue, um dia.

Para manter os estoques sempre cheios, é necessário que haja constantes doações. Porém, o engajamento da população em todo o País em torno do assunto ainda é pouco. No estado do Espírito Santo, por exemplo, a situação é critica: menos de 2% da população doa sangue.

Por isso, no último dia 16 de agosto, integrantes do Força Jovem da Igreja Universal do Reino de Deus participaram de uma palestra realizada na catedral de Vitória (ES), organizada pelo Instituto Ressoar Solidário, sob o tema  "A importância da doação de sangue", e foi ministrada pela 

Durante a palestra, assistente social do Hemocentro Sandra e a coordenadora de serviço de captação Samia explicaram aos jovens a importância do ato e onde doar com total segurança. "É preciso estar atento, pois queremos que pacientes que são submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, são vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sanguíneas, sejam os mais beneficiados com a doação", orientou Sandra.

Para o responsável pelo trabalho do Ressoar solidário no Espírito Santo, Sevio Pinheiro, é fundamental que todos procurem os hemocentros para que seja feita a doação.

Para se tornar um doador é necessário:

Pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, não estar em jejum, estar bem de saúde, levar carteira de identidade.

Não deve doar quem já teve:

Hepatite ou doença de chagas, malária ou sífilis, ter histórico recente de Doença Sexualmente Transmissíveis e quem compartilha agulha ou seringa no consumo de drogas.

O HEMOES do Espírito Santo está localizado na avenida: Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas.

Fonte: Arcauniversal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG