segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reflexões

"Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes"

Aos 18 anos, Diego faz coisas normais para a idade dele. Gosta de passear, sair com os amigos; tem planos profissionais, pessoais e sonha com o casamento. Ele é cristão, mas vez ou outra se vê assediado pelos amigos a experimentar coisas que não têm nada a ver com a fé que professa.

Com tanta coisa em mente, Diego fechou-se em um mundo só seu. De domingo a domingo se vê tão atarefado que esquece até mesmo de ler a Bíblia ou orar. Mas nas horas em que encontra uma folga (geralmente de madrugada), ele, em vez de edificar-se, vai para o computador, e de lá sai apenas para dormir.

Com o passar dos dias, e, às vésperas de prestar o vestibular, Diego não demonstra ser o mesmo. Desinteressou-se pelos estudos, estressa-se rápido, demonstra agressividade, ignora os pais, e quase não para em casa. A mãe, preocupada, tenta uma conversa, propor uma oração, porém, ele recusa.

Mas essa mudança de comportamento começou a acontecer quando o jovem aceitou um convite de uma moça na internet. Ela demonstrou estar muito interessada nele e Diego correspondeu.  A foto charmosa da garota, na sala de bate papo, despertou logo a atenção do rapaz que, outrora dizia que esperaria pela pessoa certa para namorar, e com alguns minutos de conversa esqueceu o propósito que tinha e marcou o primeiro encontro com ela.

Ao se conhecerem, conversaram sobre alguns assuntos, mas não demorou muito para que a garota lhe oferecesse um tipo de droga. Surpreso, Diego não imaginava que aquele encontro fosse para isso. Por ser um bom rapaz, e até certo ponto inocente, pensava que apenas iria apenas conhecê-la, depois de um diálogo simples pela internet. Mas ele se enganou.


Enquanto a menina oferecia a droga, segurando-a nas mãos, Diego lembrou-se da época em que saía com outros jovens para falar de sua fé. Ele não permitia ser influenciado pelos outros, mas fazia o possível para convencer as pessoas sobre aquilo no qual acreditava. Lembrou-se também de quando ajudou um amigo da escola a sair de uma situação muito difícil e de como esse rapaz passou a ser muito grato a ele.

Porém, Diego já não era mais o mesmo, estava enfraquecido e desanimado. 

– E então, Diego? Não vai me dizer que é careta?- questionou a menina, com uma gíria atribuída a quem não gosta de drogas.

Não resistindo à curiosidade e à “pressão” dela, Diego experimentou aquilo que o aprisionaria por um bom tempo.

Aos poucos, ele foi se tornando um viciado. Sem perceber o rumo que estava tomando na vida, abandonou o cursinho pré-vestibular, afastou-se das pessoas que realmente se importavam com ele, chegando ao ponto de matar de vez os sonhos.

Mas, a semente da fé que havia sido plantada dentro do coração de Diego, não estava morta, apenas precisando ser regada. Sabendo disso, a mãe e os amigos da igreja perseveraram em oração por ele. Até que as lembranças do tempo em que vivia de fé em fé, falaram mais forte dentro dele e o jovem decidiu tentar voltar a ser o que era antes de se render ao vício. Aquele velho amigo por quem um dia Diego se importou, agora estava se importando com ele. Não foi fácil, mas com bastante paciência dedicação e carinho, o jovem voltou a ser o mesmo rapaz sonhador e firme do início desta história.

Conclusões

Que reflexões podemos fazer a partir desta história? O cuidado que se deve ter ao conhecer alguém na internet? A importância de se manter atento às coisas de Deus, para não esfriar na fé? A cautela em não se deixar atarefar tanto, que um tempinho para Deus não seja possível? O amor ao próximo? Nunca desistir de lutar por alguém, mesmo que pareça impossível essa pessoa ser transformada? Não fechar os olhos para aquela pessoa que um dia nos ajudou? Ou, que por mais que as situações nos levem a desistir de alguém ou de um sonho, Deus faz do pó uma nova pessoa e da esperança, realidade?

Seja qual for a situação difícil que esteja passando, Deus lhe diz o motivo de tê-lo escolhido: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes” (1 João 2:14).

2 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

temos que manter atento às coisas de Deus, para não esfriar na fé

guerreiro disse...

muito forte , Seja qual for a situação difícil que esteja passando, Deus lhe diz o motivo de tê-lo escolhido: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes” (1 João 2:14)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG