sábado, 12 de fevereiro de 2011

Os 10 mandamentos do bom pai

Bispo Júlio Freitas dá dicas de como os pais devem lidar com os filhos


Se você já é pai, mãe, sonha em um dia ter filhos ou nem faz parte dos seus planos um dia tê-los, saiba que, em algum momento, crianças de sua família irão necessitar da direção de alguém mais velho. Por isso, destaquei abaixo conselhos de extrema importância, que os chamo dos 10 mandamentos do bom pai:

1º Falar sempre a verdade

 Pode doer, magoar, mas a verdade acaba por “abrir os olhos” dos filhos. No início, a ação pode até ter um efeito contrário, mas quem a adota como postura ou modo de vida, acaba por sentir os seus benefícios, recusando qualquer tipo de carga que está associada à mentira e omissão. Como pai, assuma esta postura na vida, a de dizer sempre a verdade ao seu filho, pois, desta forma, estará a ensinar-lhe como deverá também agir e que princípios seguir, já que os filhos aprendem com as atitudes dos pais.

2º Não evitar as discussões

A vida é feita de trocas de opinião, discussões e até confrontos que servem, muitas vezes, de aprendizado e crescimento. Por isso, não evite as discussões com os seus filhos, escolha tratá-los como adultos e respeite o ponto de vista deles, da mesma forma que quer que eles respeitem o seu.  

3º Saber sancionar e recompensar

Saber premiar ou sancionar é uma arte. Na verdade, trata-se da mais complicada tarefa, pois é difícil estabelecer a fronteira entre o certo e o errado, já que terá sempre a ver com o cumprimento ou a quebra das regras por si estabelecidas. No entanto, quando isso acontece, os pais têm de ser os primeiros a reconhecerem e saber qual medida tomar.

4º Fazê-los compreender a mensagem da repreensão 

 Dentro do núcleo familiar é importante fazer o seu filho participar sempre de uma decisão que será colocada em prática. Esta atitude vai permitir que ele entenda as consequências dos seus atos, pois eles deverão ser analisados, sempre que a situação exigir. E se a ocasião pedir um castigo ou uma repreensão, é importante que o ato seja tomado diante da família. Dessa forma seu filho compreenderá a mensagem de que as atitudes dele, positivas ou negativas, afetam a todos da casa.

5º Saber definir

É necessário saber definir as “leis da casa” desde o início, para que o caráter do seu filho seja moldado da melhor forma. Convém que ele fique ciente de que as leis deverão ser tão solenes e dignas de cumprimento quanto as da sociedade civil. Para isso, é importante, como já foi dito, saber sancionar e recompensar, quando a situação assim o exigir.

6º Cumprir sempre o que diz

Não só para os pais, mas para o ser humano em geral é de suma importância “manter a palavra”. Isso significa saber cumprir, tornado-se como um contrato assinado. Por isso, é muito importante que os pais aprendam e saibam cumprir com o prometido.

7º Não tomar nenhuma decisão que comprometa seu casamento diante do filho 

Toda criança aprende por imitação. Aquilo que ela observa os pais fazendo ou dizendo irá também repetir no futuro. Por este motivo, os pais devem evitar discutir diante dos filhos e agir como se fossem um só e não divididos. Qualquer decisão tomada de outra forma não só deixará a criança confusa como poderá também colocar a união do casal em risco.

8º Tentar negociar

Tudo o que é imposto não é bem aceito. Muitos pais tomam essa atitude, baseado no fato de que a sua autoridade é suprema. Como provedores e tutores dos seus filhos, acreditam que o que é obrigatório, não irá ser bem aceito, mas deve ser imposto, para não criar discussões ou argumentações. Contudo, não impor nada, mesmo que esteja em desacordo, fará com que o seu filho aprenda a dialogar, sendo uma das melhores qualidades inerentes ao ser humano, pois ao mesmo tempo em que ele apresentar o ponto de vista dele aprenderá a respeitar a opinião dos outros.

9º Não pensar que o filho já sabe

Muitos pais, por acharem que a criança já sabe de algo, não fazem questão de ensiná-las. Contudo, apenas ao longo dos anos é que se dão conta de que eles, na verdade, foram mal orientados. E isso acontece quando os frutos da educação que receberam tornam-se patentes nas suas atitudes e reações. Esteja ciente de que tudo o que o seu filho não aprender com você irá aprender com os amigos, conhecidos, na televisão, nos livros ou na escola. Por isso, se quiser que ele tenha a orientação correta, que seja você a ensiná-lo, sem nunca achar que o seu filho já sabe. Uma das coisas que deverá ensinar a ele, desde pequeno, é a importância de orar e de falar com Deus como um pai que está presente e disposto a escutá-lo.

10º Compartilhar a fé

É importantíssimo dar testemunho da sua fé e ensiná-los nesse caminho. Muitas crianças têm dificuldade em respeitar a autoridade, seja do pai ou da mãe. É necessário, então, ensiná-los a acreditar e a respeitar a Deus, reiterando o papel do pai (representativo de Deus) e da mãe (Igreja). Desta forma, quando tornarem-se adultos saberão estabelecer essa ponte para a sua vida espiritual.

O conhecimento, por si só, não vale de nada, mas ele só será eficaz quando for praticado. Por isso, os pais não devem dizer aos filhos que as suas ideias não são boas, pelo contrário, aceite as sugestões deles. Porque, caso venham a reprimi-los na infância, isso poderá dar origem a um adulto cheio de medo no futuro. Valorize os pensamentos e as opiniões dos seus filhos, mantendo uma relação de proximidade, para que cresçam e tornem-se adultos independentes e cientes do seu valor.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Provérbios 22.6

Por seu servo em Cristo, bispo Júlio Freitas

3 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

muito bom bispo júlio , esses 10 mandamentos do bom pai , vou seguir concerteza

oliveira disse...

sou pai e gostei muito desse estudo

Rogério Bolanho disse...

Muito legal!!! Gostei muito de estudo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG