domingo, 27 de fevereiro de 2011

Observando o que importa

O que Davi fez para tornar-se um escolhido de Deus?


Quando o profeta Samuel chegou à casa de Jessé para ungir o novo rei de Israel – depois que Saul fora destituído do trono –, ele observou os primeiros filhos do dono da casa e logo imaginou que um deles deveria ser o rei. Os filhos de Jessé eram altos, fortes, intimidadores; possuíam qualidades ideais para o cargo. Mas, Deus disse ao profeta: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração”. (1 Samuel 16:7)

Depois de Samuel ter rejeitado todos os filhos de Jessé que ali estavam, perguntou se não havia outro que pudesse conhecer. “Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas”, respondeu o pai. Quando Davi apareceu, Deus prontamente afirmou que era ele. Este pequeno relato nos faz repensar sobre o que realmente importa observar nas outras pessoas.

Samuel, quando recebeu a missão divina, erroneamente pensou que o novo rei deveria ter uma aparência física agradável aos olhos humanos, mas, naquele momento, Deus estava analisando e reprovando o coração de cada irmão de Davi. Desta situação, podemos extrair três lições:

1 – Não olhe apenas a embalagem: Geralmente, o que atrai as pessoas são as formas, o externo, o que enfeita o lado de fora. À primeira impressão, o que os olhos físicos conseguem alcançar é o que conta. Sendo assim, em que devemos ficar atentos? Sempre que houver uma preocupação muito grande como o lado exterior, deve-se lembrar que Deus é atraído pelo o que está dentro da embalagem.

2 – Valorize o conteúdo: Quando Deus escolheu Davi, olhou a essência que estava nele. A Bíblia diz que ele era um homem forte, valente, lutador, falava com prudência e tinha sempre Deus consigo (Leia 1Samuel 16:18). Isso significa que são as qualidades espirituais que despertam à atenção de Deus.

3 – Considere o que realmente importa: Quando a embalagem está muito bonita, enfeitada e chamativa a tendência, normalmente, é desviar o foco do que de fato é importante. No entanto, Deus sabia exatamente o que queria e onde encontraria as qualidades que estava procurando. Davi era a pessoa ideal porque preocupava-se em cuidar muito bem do seu interior. “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (Atos 13:22). Fazer a vontade de Deus e procurar embelezar o lado interno são características fundamentais para todos que desejam ser escolhidos por Ele.

2 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

davi fez a diferença na sua época , por isso se tornou o escolhido de Deus

valente disse...

ele foi o homem segundo o coração de Deus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG