quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Força Jovem promove conscientização com operação Praia Limpa

No litoral de São Paulo, voluntários recolheram lixo da praia e orientaram à população 


De acordo, com as novas medições divulgadas no mês de janeiro pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), 40 das 110 praias monitoradas pela instituição, no litoral paulista, estão impróprias para o banho. A medição leva em conta a quantidade de coliformes fecais na água, que indicam se ela teve ou não contato com esgoto e detritos orgânicos.

Praia Grande, na Baixada Santista, continua a ocupar o primeiro lugar no ranking de praias que receberam sinal vermelho para os turistas. 

Diante destes números, integrantes do grupo Força Jovem Brasil, da cidade de Santos (SP), promoveram a campanha “Praia Limpa", recolhendo os lixos espalhados pelo chão das praias santistas e também conscientizando os banhistas a não jogarem resíduos na areia e nem no mar. Tendas com materias explicativos sobre o trabalho do Força Jovem foram montadas em alguns pontos das praias, para atender aqueles que buscavam mais informações sobres os pojetos. 

O evento começou às 14 horas e contou com a participação do responsável pelo grupo em todo o País, pastor Jean Madeira, que fez questão de ressaltar a importância da ação para a preservação do ambiente. "É uma ação de preservação da natureza. Cultura, esporte, educação, lazer e cidadania, tudo isso o Força Jovem está empenhado em proporcionar à população", 

No encontro, o vereador Roberto de Jesus (PMDB), explicou aos presentes sobre o novo projeto de Lei que institui um dia para conscientização do público jovem: “Este estatuto sugere a inclusão no calendário oficial e deve ser comemorado anualmente, no último domingo do mês de abril, já que mais de um terço da população é composta por jovens. No entanto, é nesta fase que eles começam a escolher a sua profissão e decisões que definirão os rumos da vida deles.”

Apesar do sol forte, a estudante Yone de Souza Andrade, de 16 anos, (foto ao lado) abordava com satisfação os banhistas, oferecendo sacolas para armazenamento do lixo. “É gratificante, conscientizar às pessoas e mostrar que o jovem também tem o direito de sonhar e realizar ações. Fiquei feliz, quando fui parabenizada por vários banhistas, pela realização do ato”, conta.

Elisangela Aparecida, de 34 anos, operadora de telemarketing, não deixou o desânimo nem o cansaço vencê-la, mas dedicou-se intensamente pela causa. "Se cada um ajudar um pouquinho, podemos salvar o nosso planeta e alcançar uma boa qualidade de vida. Durante a caminhada, pude perceber que muitos colaboraram recolhendo o lixo na sacola. Para mim, ser jovem é nunca deixar de sonhar”, declara.

O banhista Marcelo Santos, de 32 anos, conta que a esposa até se assustou quando viu tantos jovens juntos caminhando na praia, mas quando descobriu o motivo da mobilização, ambos ficaram admirados. “Eu nasci em Santos e sempre tenho a consciência de estar cuidando e zelando pela praia que uso. Acho importante todos saberem que a praia deve ser preservada. Com certeza, se soubesse antes desta caminhada estaria vestindo a camisa e participando também, pois a juventude pode mudar o mundo”, afirma, parabenizando o grupo pela ação.

3 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

arrebentou força jovem

guerreiro disse...

muito bom esse trabalho social e ambiental , Força Jovem promove conscientização com operação Praia Limpa

vencedor disse...

parabéns pela ação força jovem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG