segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

História de Sucesso

Antes de ser eleito presidente da África do Sul, o líder sul-africano Nelson Mandela ficou preso durante 27 anos

Nelson Mandela, (foto ao lado) um líder sul-africano que lutou contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid no país, tornando-se um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.

Para a maioria das pessoas era considerado um guerreiro em luta pela liberdade, mas para o governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na cidade de Transkei com os pais que integrava uma antiga família de aristocratas da casa real de Thembu.

Com a morte do pai, ele passou a morar com um parente, e neste período, teve a oportunidade de ter uma ampla formação educacional influenciada pelos valores da própria cultura e da cultura européia. Após passar pelas melhores instituições de ensino da época, Mandela chegou à Universidade de Fort Hare, uma das mais importantes da África do Sul.

Na Universidade, o jovem se envolveu na oposição ao regime do apartheid, que negava aos negros direitos políticos, sociais e econômicos, unindo-se ao Congresso Nacional Africano (conhecido no Brasil pela sigla CNA), em 1942. Porém, antes de lutar contra o problema social que tomava o país, Nelson Mandela se voltou contra as tradições do próprio povo a não se sujeitar a um casamento arranjado.

Mesmo assim, ele não desistiu dos seus ideais, refugiou-se na cidade de Johannesburgo, onde trabalhou em uma imobiliária e, logo em seguida, em um escritório de advocacia dando continuidade aos estudos na área de Direito.

Com o apoio de companheiros como Walter Sisulu e Oliver Tambo, fundou a Liga Jovem do CNA. Na década de 1950, ativistas aliados a ele resolveram realizar uma grande manifestação de desobediência civil onde protestavam com as políticas segregacionistas impostas pelo governo do Partido Nacional, resultando na elaboração da Carta da Liberdade, importante documento de luta da população negra.

Em março de 1960, um protesto tomou conta das ruas da cidade de Sharpeville, que resultou na morte de vários manifestantes desarmados. A partir daí, Nelson Mandela decidiu se empenhar na formação do “Lança Nação”, um braço armado do CNA. Entretanto, em Agosto de 1962, acusado de viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves, ele foi preso e condenado a 5 anos de prisão.

Mas, após enfrentar um processo judicial, Mandela foi condenado à prisão perpétua, pena que cumpriria em uma ilha penitenciária localizada a três quilômetros da cidade do Cabo. Nos vinte e sete anos seguintes, Mandela, o preso “466/64”, ficou alheio ao mundo exterior e vivia o desafio de esperar pelo tempo na cela.

Preso, novos movimentos de luta surgiram e a comunidade internacional mobilizou-se contra à prisão do líder sul-africano. Somente em 1990, no governo do presidente Frederik Willem de Klerk, Nelson Mandela foi liberto e reconduziu o processo que deu fim ao apartheid na África do Sul, época em que as leis segregacionistas foram finalmente abolidas.

Com o fim do apartheid, no ano seguinte, Mandela ganhou o prêmio Nobel da Paz, após a vitória política e, em 1994, foram organizadas as primeiras eleições multirraciais da África do Sul.

Como um importante líder rebelde ativista, passou por muitas dificuldades, mas com a vitória eleitoral iniciou uma nova fase para os africanos, estava extinta as práticas racistas, o que rendeu a Mandela o reconhecimento internacional. Depois de cumprir mandato, em 1999, ele atuou em diversas causas humanitárias e ainda hoje, exerce um grande papel na luta contra a Aids.

2 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

realmente é uma verdadeira história de superação

juliana disse...

a história de mandela é um verdadeiro exemplo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG