segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

História de Sucesso

Soichiro Honda fundou a maior empresa de motocicletas, popularizou o motociclismo e introduziu um alto nível de tecnologia e confiança em veículos de duas rodas

 Nascido na aldeia de Komyo, na cidade de Hamamatsu, no Japão, em 17 de novembro de 1906, Soichiro Honda foi o fundador de um dos maiores impérios industriais do país, a Honda Motor Company.

Filho mais velho de um ferreiro, Honda, desde criança, gostava de ficar observando os motores e admirando o barulho deles. Como não era um bom aluno na escola, pois não se interessava pelas teorias e sim pela prática, aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e, aos 13 anos já tinha uma série de pequenas invenções.

A carreira na indústria automobilística começou aos 16 anos, numa oficina em Tóquio e, anos depois, ele voltou para cidade de Hamamatsu, onde abriu a própria oficina.

Com o sucesso do negócio, em 1937, fundou uma pequena fábrica de anéis para pistões. Nove anos depois, ele usou o capital da venda da fábrica para fundar um instituto de desenvolvimento técnico, que se transformaria na Honda Motor Company.

O Japão estava vivendo o fim da 2ª Guerra Mundial e um dos piores problemas no país era o transporte. Com o racionamento de combustível e trens lotados, Honda começou a produzir motocicletas e logo estava vendendo os primeiros ciclomotores. Para superar os concorrentes, a empresa desenvolveu um motor mais potente e mais leve, dando o primeiro passo para alcançar a liderança na indústria de duas rodas.

Em 1956, Soichiro Honda revolucionou o setor divulgando uma nova filosofia: “mantendo uma visão internacional, dedicamo-nos a abastecer o mercado com produtos de alta eficiência a preços razoáveis, que satisfaçam os consumidores em qualquer parte do mundo”.

Desde então, a companhia fez valer a filosofia transformando-se na maior vendedora de motocicletas em todo o mundo, em menos de oito anos. Para completar, um ano depois Honda surpreende toda a equipe da empresa anunciando que participariam da Fórmula 1. Dois anos depois, a equipe patrocinada venceu a corrida.

O primeiro carro fabricado pela indústria Honda, em 1970, foi o modelo N 600. Porém, foi com a criação do automóvel Civic e do motor CVCC que a empresa se consolidou nos Estados Unidos, sendo a primeira montadora japonesa a se instalar no país, iniciando a importação de motocicletas para o Brasil.

Uma vida inteira dedicada aos projetos audaciosos, o que o fez de Soichiro Honda o único japonês a integrar o grupo do “Hall da Fama”, do setor automobilístico, ao lado de nomes como Henry Ford, Wlat Chrysler, Thomas Edison e outros.

4 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

um vencedor

gouveia disse...

uma verdadeira história de sucesso

valente disse...

um exemplo de superação

oliveira disse...

um grande homem de visão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG