domingo, 23 de janeiro de 2011

Esclareça as dúvidas sobre o dízimo

O cristão deve separar a décima parte do que recebe e devolver a Deus


Como deve ser o dízimo do pensionista?

O pensionista recebe mensalmente um salário real, sem descontos previdenciários e deve tirar o dízimo do valor bruto recebido. Mesmo que esteja incluído na faixa de tributação do Imposto de Renda, conforme analisado anteriormente, deverá dizimar do valor bruto recebido.

Quando se ganha algum bem, deve-se tirar o dízimo?

Ganhar algum bem de consumo, móvel ou imóvel é um fato corriqueiro nos dias atuais, mas deve ser analisado caso a caso cuidadosamente. Por exemplo: alguém que não tem renda nenhuma, ou renda insuficiente, recebe como herança uma casa no valor de 50 mil reais; neste caso pode ir pagando mensalmente o dízimo até completar o valor total ou esperar a concretização da venda para retirá-lo.

No caso de pequenos bens ou presentes, o cristão deve agir segundo a consciência. Ainda que seja irrisório o valor, o importante para Deus é a fidelidade do homem.

Como deve ser o dízimo de quem compra e vende bens?

Quem trabalha com compra e venda de bens, deve retirar o dízimo do lucro que obtiver com a venda e não do valor total da venda.



Posso deixar de dar o dízimo num mês e dá-lo no outro?

Existem muitas situações que podem levar o cristão a isso, mas é importante lembrar que a fidelidade a Deus deve estar acima de qualquer coisa ou circunstância. O dízimo deve ser retirado das primícias de tudo que o cristão recebe. Deixar de fazê-lo é dar oportunidade ao demônio devorador para agir novamente. Muitos que assim agiram passaram por grandes dificuldades e nunca mais conseguiram acertar suas vidas financeiras. O correto é servir a Deus em primeiro lugar, depois aos outros:

"Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares" 
Provérbios 3.9-10

Posso dar o dízimo em qualquer igreja?

A finalidade do dízimo é o mantimento da Casa de Deus e na Bíblia não existe nenhuma regra especial, a não ser entregá-lo na Casa de Deus. Mas, por uma questão de consciência, o cristão deve dar o dízimo na igreja onde congrega, onde participa da Santa Ceia e onde se alimenta da Palavra de Deus. Com o dízimo, a igreja pode estabelecer os projetos de evangelização, pagar as despesas com água, luz, telefone, funcionários e manutenção dos pastores e abertura de novos templos. 

Posso fazer doações aos pobres utilizando o dízimo?

O dízimo não pode ser utilizado aleatoriamente, ainda que seja em benefício de pessoas carentes e necessitadas. A administração do dízimo cabe exclusivamente à igreja, e os sacerdotes responsáveis por ela é que devem definir onde e quando utilizá-lo.

Imagine se todos os cristãos utilizassem o dízimo para fazer doações ou algo parecido, a igreja não teria condições de funcionar nem anunciar a salvação. O cristão sincero conhece a necessidade de sua igreja e, por isso, jamais empregaria o seu dízimo de maneira incorreta, mesmo que isso tivesse aparência de gesto piedoso.

5 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

concerteza o cristão deve separar a décima parte do que recebe e devolver a Deus

valente disse...

muito bom esses esclarecimentos

gouveia disse...

o dizimista fiel vence

oliveira disse...

ser dizimista é uma honra

REGINA UCHÔA disse...

Ser dizimista é obrigação temos que dá a Deus o que a ele pertençe,não importa se é semanalmente,mensalmente sejá o que for o dizimo repreende o devoradr e a oferta abençõa,amém porisso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG