quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Temor a Deus

"Temer a Deus é ter uma vida abnegada, motivada pelo amor que Ele sempre demonstrou por nós e voltada para os Seus propósitos aqui na Terra"


Basicamente, temer a Deus é ter uma vida abnegada, motivada pelo amor que Ele sempre demonstrou por nós e tão-somente voltada para os Seus propósitos aqui na Terra.


O próprio Senhor Jesus manifestou atitude de temor, quando disse: “...Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.” (Lucas 22.42).

Se, portanto, queremos que o Senhor Jesus, na Pessoa do Seu Espírito, venha a Se manifestar por nosso intermédio, temos a obrigação de assumir o Seu caráter através de atitudes e procedimentos semelhantes aos d’Ele, conforme nos disse: “...A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” (João 4.34).

Estamos realmente realizando a Sua Obra? Se honestamente confessamos que sim, então positivamente há temor a Deus em nossos corações!


Homens tementes a Deus


O temor ao Senhor jamais será uma realidade em nós enquanto prevalecerem o egoísmo e as ambições pessoais. É preciso haver, de fato e de verdade, uma total renúncia do nosso querer.

Aliás, esta é a grande luta que travamos a cada instante; a velha batalha entre a carne e o Espírito, conforme o apóstolo Paulo afirma: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” Gálatas 5.16,17

Davi

A Bíblia diz que “...O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o seu povo...” (1 Samuel 13.14). Conforme vemos, o Senhor procura homens e mulheres para a realização do Seu propósito; alguém a quem Ele possa confiar responsabilidades neste mundo.

Estas pessoas, tão desejadas por Deus, precisam ser tementes a Ele. Davi foi uma destas pessoas, e, mais tarde, teve o privilégio de provar isto na ocasião em que foi perseguido injustamente pelo rei Saul.

Davi se recusou a matá-lo nas duas oportunidades que Deus lhe concedeu, porque considerava que apesar de estar endemoninhado, Saul era um ungido do Senhor. Que cada de um de nós esteja com o coração voltado para o Senhor Jesus e que Ele faça a Sua santa vontade na nossa vida.


O livro de Jó começa assim: “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.” (Jó 1.1). Jó dispensa qualquer comentário a respeito do seu caráter; a sua vida era gloriosa aos olhos de Deus.

Quando se acabavam os banquetes que os seus filhos promoviam, ele, com cuidado paterno e espiritual, santificava os filhos (Jó 1.5). Por aí

verificamos o temor a Deus por parte deste homem, o que o levou a ser glorificado pelo próprio Deus diante de Satanás.

Observemos o seu comportamento nos momentos de aflição. Não faltaram, por exemplo, os amigos, que lhe aconselharam a tomar as mais diversas atitudes, dentre as quais a de abandonar o seu Deus.

A paciência de Jó só foi possível devido à sua grande confiança no seu Criador, a quem se mostrou fiel em todos os momentos. Que analisemos as nossas vidas à luz da vida de Jó, para que também possamos ser glorificados pelo nosso Deus!

Retirado do livro "Estudos Bíblicos", do bispo Macedo.

2 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

O TEMOR AO SENHOR É SABEDORIA

silva disse...

o temor é muito importante

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG