quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nasce o sonho - O coreto, a funerária, o batismo, o povo, a prisão


Tudo começou em um coreto no subúrbio do Rio de Janeiro. Com teclado, microfone e uma bíblia, Edir Macedo Bezerra ia todos os sábados ao bairro do Méier. Subia os sete degraus do coreto e pregava para poucos. Eram os primeiros passos da Igreja Universal do Reino de Deus, cuja principal incentivadora (e fiadora) foi a senhora Eugênia, mãe do bispo.

A primeira igreja foi erguida onde funcionava uma antiga funerária, no bairro da Abolição, no Rio. O primeiro culto foi realizado naquele local, em 9 de julho de 1977. A ajuda dos primeiros membros foi fundamental: Albino da Silva encontrou o imóvel e dona Lindalva doou o ventilador.

Logo nos primeiro anos, a nova igreja atraiu milhares de pessoas, simbolicamente convertidas, sempre com a imersão na água (cerimônia conhecida pelos cristãos como batismo). A procura foi tamanha que, pouco depois da inauguração do primeiro templo, foi necessário mudar para um imóvel maior, na rua da antiga funerária.

Com o crescimento vertiginoso, a Igreja decidiu reunir em um mesmo local seguidores de diversos templos, nas chamadas concentrações. A primeira delas ocorreu no ginásio do Olaria, no Rio de Janeiro e tempos depois ocorreu no Maracanãzinho, lotado.

A expansão da Igreja Universal, visível após a investida em meios de comunicação e a organização de grandes eventos, gerou forte preconceito religioso. Os ataques colocaram o bispo Edir Macedo na prisão. Alguns anos depois, a Justiça inocentou o bispo de todos os processos e inquéritos que o levaram à cadeia.

Continua...

Retirado do livro de comemoração aos 30 anos da Igreja Universal do Reino de Deus.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG