terça-feira, 29 de junho de 2010

IURD atua no sistema prisional


Além do trabalho de evangelização, familiares dos presos recebem orientação jurídica gratuitamente

De acordo com dados da Internacional Center for Prison Studies (Centro Internacional de Estudos Penitenciários), o Brasil fica em quarto lugar no ranking dos países com a maior população prisional, somente atrás dos Estados Unidos, China e Rússia. O último levantamento, feito este ano pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, mostra que há 419.551 presos no País.

Preocupada com essa população, a Igreja Universal desenvolve um trabalho de ajuda espiritual, moral e social, há 19 anos, em presídios e delegacias de vários estados brasileiros. Como resultado, mudanças de comportamento significativas aconteceram entre os detentos.

No Rio de Janeiro, por exemplo, em presídios que antes apresentavam alto grau de rebeldia, o alarme não toca há alguns anos. Assim é o caso do presídio Muniz Sodré, que já foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) um dos piores do sistema prisional do estado, e hoje indica queda no índice de indisciplina e reincidência.

Para o diretor do Muniz Sodré, Gilson Nogueira, a evangelização dentro dos presídios e delegacias é de grande valia. Ele atribui à conversão ao Senhor Jesus como o principal motivo para que presos modifiquem seu comportamento.

Além do trabalho de evangelização, familiares dos presos recebem orientação jurídica gratuitamente. “Também são oferecidos cursos profissionalizantes, como o de material de limpeza e perfumaria. São realizados casamentos e é feita a distribuição de kits de higiene, livros e revistas. A IURD também colaborou para a construção de dois templos: um na penitenciária Talavera Bruce e outro no Instituto Penal Benjamim de Moraes Filho”, destaca o pastor Júlio Pinheiro, responsável pelo trabalho de evangelização no sistema prisional do Rio de Janeiro, que conta com 292 voluntários, entre obreiros e pastores, que realizam, semanalmente, reuniões em diversas unidades.

Em São Paulo, onde existem 144 presídios, a Igreja Universal conta com agentes religiosos em 50% deles. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) há 101 agentes religiosos, que atuam em 34 unidades prisionais. Este ano, 120 presos foram batizados.

Além da Região Sudeste, o trabalho já alcança outros estados brasileiros, como Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Cuiabá, Paraíba, Paraná, Goiás, Maranhão, Santa Catarina, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Depoimento de um ex-detento

“Eu não vivia, eu vegetava”. A declaração é do ex-detento Adjones Silva Santos ao expressar sua realidade durante 9 anos detido no Complexo Presidiário de Aracaju, capital sergipana. Ele vivia no tráfico, humilhado, excluído da sociedade, longe da família e foi preso por envolvimento com drogas. “Era uma vida que eu não desejo para ninguém”, diz.

A história de vida de Adjones só mudou após ele dar ouvidos à Palavra de Deus, dentro do presídio. “Eu observava os pastores e percebi que eles falavam com sinceridade. Todo homem em si busca a sinceridade e não gosta de ser enganado, imagine dentro de um presídio?”, confessa ele, ao reconhecer que a conversão não foi fácil. “Graças a Deus consegui um emprego (numa empresa de informatização, construção e elétrica) e faço a diferença onde trabalho. Há pessoas até que me pedem emprego”, observa.

7 comentários:

OBREIROS THIAGO E PATRÍCIA disse...

a evangelização dentro dos presídios e delegacias é de grande valia. Ele atribui à conversão ao Senhor Jesus como o principal motivo para que presos modifiquem seu comportamento.

FÉ VALENTE disse...

parabéns a iurd pelo trabalho nos presídios

GRUPO JOVEM disse...

Além do trabalho de evangelização, familiares dos presos recebem orientação jurídica gratuitamente. “Também são oferecidos cursos profissionalizantes, como o de material de limpeza e perfumaria. São realizados casamentos e é feita a distribuição de kits de higiene, livros e revistas. PARABÉNS IURD

OBREIRO DO RECIFE disse...

A RESOCIALIZAÇÃO É MUITO IMPORTANTE

TRICOLOR disse...

A IGREJA ESTÁ FAZENDO O SEU PAPEL POIS VÁRIOS PRESOS AINDA TEM RECUPERAÇÃO

prudenciana disse...

parabéns a iurd pelo trabalho nos presídios e tem recuperados varios isto e muito importante......

blogger disse...

Olá! Eu gostaria de saber se alguem conhece um pastor ou Bispo chamado Julio Pinheiro.
Na verdade conheci uma pessoa chamada Luciano Pinheiro ele diz ser irmao do Bispo. Se puderem me informar agradeço...porque esse senhor me disse ser um ex obreiro e estou ajudando no retorno dele à Jesus. Obrigada! Meu email é simoni_luz@yahoo.com.br.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS POPULARES

LISTA DE BLOGS

ARQUIVO DO BLOG